Agulhamento, POR MAMOGRAFIA OU ULTRASSONOGRAFIA

Outros nomes:
AGULHAMENTO POR ESTEREOTAXIA
AGULHAMENTO POR MAMOGRAFIA
AGULHAMENTO POR ULTRA-SONOGRAFIA
ESTEREOTAXIA

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 1h

Orientações necessárias

I - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com pedido médico. - Deve-se verificar com o cirurgião a data provável da cirurgia para agendar o agulhamento, uma vez que o procedimento precisa ser marcado de preferência no dia da cirurgia - devendo ser feito antes da operação - ou no dia anterior à cirurgia (à tarde). - No dia do procedimento é necessário estar acompanhada. - Menores de 18 anos devem estar acompanhadas de um adulto responsável no dia do exame. II - Preparo - Se o procedimento for realizado no mesmo dia da cirurgia, deve-se fazer o jejum pré-operatório recomendado pelo cirurgião. Se o agulhamento for no dia anterior à cirurgia, não há necessidade de jejum. III - Observações - O fio metálico pode permanecer por mais de 24 horas na mama, sem causar problemas. - É possível marcar (agulhar) mais de uma área, caso o médico assistente faça essa solicitação. Neste caso, o valor do exame dependerá de quantas áreas forem marcadas (agulhadas). - É necessário apresentar todos os resultados anteriores relacionados ao exame ( mamografia / ultrassonografia / ressonância e biopsias ) mesmo que tenham sido realizados no Fleury IV- Cuidados após o exame - Não dirigir no dia do exame;

Método

- Exame pré-operatório para localização de lesões não palpáveis onde um fio-guia é colocado na área a ser retirada cirurgicamente sob visão direta do ultra-som ou através da mamografia (estereotaxia)

Interpretação e comentários

- O agulhamento das lesões impalpáveis é um recurso extremamente útil para a localização intra-operatória das alterações da mama, pois garante maior segurança à retirada da área comprometida. O procedimento pode ser guiado por ultra-som ou mamografia (estereotaxia). O ultra-som é o método de escolha, pois possibilita a visão do agulhamento em tempo real. No entanto, o exame deve ser realizado por meio da mamografia, via estereotaxia, quando a área a ser retirada cirurgicamente não é visualizada pelo ultra-som, como nos casos de microcalcificações e de nódulos ou densidades assimétricas que são apenas caracterizados pelo método mamográfico. - A colocação do fio-guia deve ser realizada o mais próximo possível do momento cirúrgico.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822