Aldosterona, soro

Outros nomes:
ADDISON, DOENCA DE, ALDOSTERONA
CONN, SINDROME, ALDOSTERONA
HIPERALDOSTERONISMO, ALDOSTERONA
MINERALOCORTICOIDE NO SORO
SUPRARRENAL-ADENOMA, ALDOSTERONA
ALDOSTERONA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 7 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h

Orientações necessárias

- A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã, entre 7 e 10 horas, ou conforme solicitação médica. - Se houver instruções especiais do médico para a realização de coleta do exame em pé, o cliente precisa permanecer duas horas nessa posição (parado ou andando) antes do sangue ser colhido. - Se for solicitado exame após repouso, o cliente deve permanecer 30 minutos sentado antes da coleta. - Caso não haja especificação de deambulação ou repouso na solicitação médica, o exame deve ser realizado sem preparo.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18º C - Não aliquotar. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 4 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias; Congelada (-20 ºC): 1 mês

Método

- Imunoensaio competitivo quimioluminescente.

Valor de referência

- Em repouso: 1,8 a 23,2 ng/dL - Em posição ortostática: 2,5 a 39,2 ng/dL

Interpretação e comentários

- A aldosterona é produzida pelas células da zona glomerulosa do córtex adrenal, sendo o principal mineralocorticóide. Sua determinação clínica é útil no diagnóstico do hiperaldosteronismo primário (adenoma ou hiperplasia da zona glomerulosa), no qual os níveis encontrados são elevados, juntamente com níveis baixos ou indetectáveis da atividade de renina plasmática. - Para a localização de tumores, podem ser colhidas amostras por cateterismo venoso. O exame ainda encontra indicação no diagnóstico de hipoaldosteronismo (na síndrome de Addison) e de síndrome de Bartter, assim como nos casos de hipoaldosteronismo hiporreninêmico e de pseudo-hipoaldosteronismo. Os níveis plasmáticos podem se alterar em função do conteúdo de sal da dieta, do uso de drogas diuréticas e da postura do indivíduo.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822