Alfa Fetoproteína, soro

Outros nomes:

Alfa fetoproteína com curva para gestante

Alfa fetoproteína

Marcador tumoral defeito congênito de tubo neural

Defeito congênito de tubo neural marcador tumoral

Defeito congênito tubo neural marcador tumoral

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200g por 10 minutos a 18ºC; - Não aliquotar; - Volume de soro: 0,5mL; - Enviar à seção, em temperatura ambiente. Interferentes : Material colhido com EDTA Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 5 dias; Refrigerada (2-8ºC): 10 dias; Congelada (-20ºC): 1 ano.

Método

- Imunométrico

Valor de referência

- Até 7,5 microgramas/L Fonte: Instruções de utilização do fabricante.

Interpretação e comentários

- A alfafetoproteína é um marcador de tumores hepáticos (hepatomas) e testiculares, assim como de disfunções hepáticas em geral. Sua determinação está indicada sobretudo no acompanhamento de portadores dessas condições. Valores elevados são encontrados em recém-nascidos e se normalizam ao longo do primeiro ano de vida. - O resultado isolado de alfafetoproteína durante a gestação não deve ser utilizado como método de rastreamento de aneuploidias e doenças do tubo neural. A interpretação do resultado depende da análise conjunta dos dados clínicos, ultrassonográficos e demais exames da paciente.

Orientações necessárias

- Não há necessidade de preparo para este exame. - Em gestantes, o ideal é que a coleta seja feita entre a 15ª e a 21ª semana de gestação. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.