Manual de exames

Alfa-L-Iduronase, papel de filtro

Outros nomes: Doença de Hurler, Doença de Scheie, HURLER, DOENCA DE, IDURONIDASE, SCHEIE, DOENCA DE, Dosagem de Alfa-L-Iduronidase, Alfa-L-Iduronidase, Dosagem Alfa-L-Iduronidase

Este exame não precisa ser agendado

Processamento e adequação da amostra

Deixar secar o papel de filtro, em temperatura ambiente (sem calor direto ou luz solar), PELO MENOS POR 4 HORAS, em posição horizontal, utilizando um suporte que deixe o lado do papel filtro impregnado por sangue livre de contato com qualquer superfície (bancada, caixas plásticas e outros).

- Quando as amostras estiverem secas, acondicionar em saco plástico da MIC e acondicionar em pote plástico padronizado encaminhar em temperatura ambiente ao LARI.
ATENÇÃO: Não encaminhar as amostras antes que elas estejam totalmente secas.

- O exame pode permanecer em temperatura ambiente por um ou mais dias, caso seja colhido próximo ao horário de fechamento. Deve ser encaminhado para o LARI, em saco plástico da MIC e acondicionar em pote plástico padronizado, apenas após estar seco em temperatura ambiente.

Estabilidade:
Ambiente: 7 dias
Refrigerado: 30 dias armazenada em temperatura de 2 a 8 °C
Congelado: não aceitável

*Obs: O material não pode ser acondicionado com gelox.

Interpretação e comentários

- A determinação da atividade da alfa-L-iduronidase é útil para confirmar o diagnóstico das doenças de Hurler (MPS I H) e Scheie (MPS I S), nas quais se observa acúmulo dos glicosaminoglicanos (mucopolissacárides) heparan e dermatan sulfato no tecido conjuntivo e no cérebro. Há também aumento da excreção de dermatan e heparan sulfato. Essas doenças, assim como todas as demais mucopolissacaridoses, são geneticamente determinadas. As manifestações clínicas principais incluem deformidades ósseas, limitação da movimentação de articulações, involução neuropsíquica, opacificação de córnea e alteração das características faciais. A forma mais grave e de início precoce da deficiência de alfa-L-iduronato é conhecida como doença de Hurler e a mais leve, como doença de Scheie. Recentemente, foi introduzido um tratamento de reposição enzimática que tem contribuído para a redução dos sintomas na doença de Hurler.

Orientações necessárias

- Não é necessário preparo para este exame.

- Este exame é realizado somente com solicitação médica.

- Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável para a realização do exame.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura