Outros nomes:
AMONEMIA NH3
Amônia no plasma
NH4
- Amostras não colhidas no Fleury podem ser enviadas até 24 horas após a coleta se estiverem congeladas. - O Fleury não faz este exame em soro ou plasma hemolisado.
- Centrifugar, imediatamente, por 10 minutos 2200 g a 4ºC; - Separar o plasma em tubo plástico vacutainer, congelar imediatamente e enviar congelado para a seção técnica; - Volume ideal de plasma: 1 mL, volume mínimo 0,5 mL; - Recusar amostras com hemólise acentuada. UNIDADE BRASÍLIA: - Aliquotar 1 mL de plasma, enviar congelado até 24 horas após a coleta.
- Enzimático.
Mulheres: 11 a 51 micromol/L Homens: 16 a 60 micromol/L
- Este exame tem utilidade na investigação de alguns erros inatos do metabolismo e em hepatopatias. - A amônia é produzida pelos rins e por bactérias intestinais após a degradação de aminoácidos e de outros compostos aminados, sendo rapidamente absorvida pelo intestino e transformada, no fígado, em uréia, em um ciclo que envolve seis diferentes enzimas (ciclo da uréia). Por se tratar de uma substância potencialmente tóxica para o sistema nervoso central, o acúmulo de amônia causa encefalopatia, com distúrbio da consciência e coma. Seus níveis podem estar elevados em doenças que provoquem insuficiência hepática, como cirrose, hepatite fulminante e síndrome de Reye, ou em diversas doenças genéticas que interfiram direta ou indiretamente na eficiência do ciclo da uréia.
Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.
Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?
Não possui cadastro? Cadastre-se já!
Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.