Outros nomes: Análise cito-histológica de biópsia dirigida por procedimento de imagem
- Este procedimento é feito em hospitais e centros médicos onde o Fleury responde pelos exames de imagem e consiste na análise citológica e/ou histológica imediata da qualidade do material obtido durante punção ou biópsia guiadas por imagem.
- Material deve ser encaminhado para o AP em temperatura ambiente.
- Esfregaços em lâmina: manter em temperatura ambiente
Se houver lâminas secas, estas devem ser transportadas em caixas separadas, sem frascos de álcool ou formol para evitar que os vapores interfiram no exame.
- Nos casos em que também serão realizados, na mesma amostra, exames em outras seções além do AP, separar o material correspondente a cada um dos exames na Distribuição e enviar às diferentes seções.
- No ato do procedimento realizam-se análises citológicas a fresco, coradas pelo HE ou pelo método pan-óptico. Em partes moles, pode ser feito exame de congelação e, em tais casos, os cortes devem receber coloração pela HE. Há necessidade de coleta extra para estudo anatomopatológico.
- Ausência de células malignas.
- As análises feitas neste exame se aplicam para todos os tipos de tecido, particularmente a lesões de partes moles e de tecido ósseo.
- O procedimento abrange a correlação com os exames de imagem (radiografias, tomografias e ressonâncias) já realizados.