Manual de exames

Análise de quimerismo em 2 populações celulares, LINFOIDE E MIELOIDE

Outros nomes: pesquisa de quimera pós transplante em subtipos celulares, linfoide ou mieloide

Este exame precisa ser agendado

Processamento e adequação da amostra

Não manusear
- Enviar o tubo de sangue total e os swabs bucais para o setor LARI-LARN, em temperatura ambiente, junto com o questionário previamente preechido.

- Serão consideradas inadequadas amostras de sangue fora do prazo de estabilidade, coaguladas e com baixo volume.
- Serão consideradas inadequadas amostras de swab bucal fora do prazo de estabilidade ou em tubos contendo qualquer tipo de solução.

Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas;
Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

PCR - STR (Análise de 24 loci polimórficos: D3S1358, D1S1656, D2S441, D10S1248, D13S317, D16S539, D18S51, D2S1338, CSF1PO, TH01, vWA, D21S11, D7S820, D5S818, TPOX, DYS391, D8S1179, D12S391, D19S433, FGA, D22S1045, SE33, Y indel e Amelogenina.)
Sensibilidade do Método: 2%.
A separação de linhagens linfoide e mieloide é realizada por seleção imunomagnética, utilizando pérolas revestidas com anticorpos monoclonais específicos para cada uma (StemCell Technologies).

Valor de referência

Relatório descritivo.

Interpretação e comentários

O transplante de células tronco hematopoéticas (TCTH) é uma forma de tratamento indicada para algumas doenças hematológicas benignas e malignas. No TCTH alogênico são infundidas células da medula de doador compatível, com sistema HLA idêntico. Após o TCTH pode haver substituição completa da medula do paciente pelo enxerto (quimera completa), parcial (quimera mista), ou ausência de enxertia (ausência de quimera). O objetivo do monitoramento de quimera pós TCTH é predizer eventos negativos, tais como recaída, rejeição do enxerto ou doença do enxerto versus hospedeiro, de modo a propor intervenção apropriada e precoce, a exemplo da infusão de linfócitos do doador. Em geral, o sucesso de um transplante, indicado para neoplasias malignas, está associado à detecção exclusiva de células do doador no receptor da medula (quimera completa). Este teste se baseia na amplificação, por PCR, de regiões de DNA repetitivas e altamente polimórficas (os short tandem repeats - STRs) do paciente e do doador da medula óssea em subtipos celulares mieloide e linfoide, aumentando assim a sensibilidade e especificidade.

Orientações necessárias

EXAME:
- Exame colhido de segunda à quarta feira. Não colher e enviar material em vésperas de feriados e feriados.
- O Receptor (cliente) deverá apresentar uma contagem de Granulócitos superior a 500/mm3 e Linfócitos superior a 500 cels/mm3 recente. Estes parâmetros são reportados em um resultado de HEMOGRAMA.
- É obrigatório o preenchimento e envio do questionário, pois sem este, não será possível realizar exame.
- Não é possível a realização deste exame entre gêmeos univitelinos.

- SEMPRE informar a DATA DO TRANSPLANTE no questionário, pois esta é uma informação obrigatória para o processamento do exame.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura