Manual de exames

Angiografia, com Indocianina Verde, Olhos, ambos

Outros nomes: Angiografia, com Indocianina Verde de ambos os olhos ou bilateral ou binocular, ICG, ambos os olhos ou bilateral ou binocular, Angiografia com ICG, ambos os olhos ou bilateral ou binocular, Indocianinografia, ambos os olhos ou bilateral ou binocular, Angiografia com indocianina verde de ambos os olhos ou bilateral ou binocular, Angio com contraste verde de ambos os olhos ou bilateral ou binocular, Angio com Indocianina Verde de ambos os olhos ou bilateral ou binocular, Retinografia Fluorescente com Indocianina Verde de ambos os olhos ou bilateral, Angiografia com contraste verde de ambos os olhos ou bilateral ou binocular, Angiografia com iodo de ambos os olhos ou bilateral ou binocular

Este exame precisa ser agendado

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame

ATENÇÃO: É indispensável estar acompanhado de um adulto responsável, maior de 18 anos, durante toda a realização do exame.

- Trata-se de um exame que utiliza contraste endovenoso - de 25 a 50 mg de indocianina verde em 2 mL - para a análise da circulação dos vasos da retina e, principalmente, dos vasos da coróide.

- Neste exame, o cliente deve acompanhar uma mira que direciona o olhar e precisa manter esticado o braço em que a veia foi puncionada nos 5-10 minutos iniciais do exame.

- Neste exame, utiliza-se colírio para dilatar as pupilas, causando embaçamento visual por cerca de seis horas, torna-se obrigatória a presença de um acompanhante maior de 18 anos. O paciente não poderá dirigir ou conduzir um veículo após o exame.
- Recomenda-se trazer óculos escuros para reduzir o desconforto causado pela dilatação das pupilas.

- Clientes alérgicos a contraste
Entrar em contato com SAC para obter orientações.


II - Critérios de realização

- O exame não é feito em pacientes sintomáticos, suspeitos ou confirmados para COVID-19.

- A angiografia é realizada somente com pedido médico.

- O cliente deve estar obrigatoriamente acompanhado de um adulto no dia da coleta, desde o momento de sua chegada ao Fleury até o término do procedimento. No caso de menores de 18 anos, o acompanhante tem de ser um responsável legal (pai, mãe ou tutor).


III - Preparo

- Este exame requer um jejum absoluto (inclusive de água) de três horas.

- No dia do exame o cliente deve suspender o uso dos colírios à base de pilocarpina (Pilocarpina colírio®, Isopto Carpine®, Pilocan® e Pilosol®), pois são mióticos (causam contração da pupila). Outros tipos de colírios podem ser usados normalmente.

Interpretação e comentários

- O exame faz fotografias da região com filtro infravermelho, logo após a administração endovenosa do corante, usando distintas etapas para a análise das imagens. As fotos seriadas utilizam flash e podem causar desconforto e fotofobia.
- Esta avaliação é indicada para diagnosticar possíveis alterações no fundo do olho e para orientar futuros tratamentos. Permite analisar a circulação dos vasos e artérias, sobretudo da coróide, mas também da retina, assim como alterações que possam ocorrer no epitélio pigmentado retiniano. O método complementa a angiofluoresceinografia, pois cada corante tem afinidade por um tipo de tecido, fornecendo informações complementares.
- Tanto a angiofluoresceinografia quanto a angiografia são indicadas para pessoas com degeneração macular e formações neovasculares sub-retinianas ocultas ou clássicas.

Regiões estudadas

- Avaliação da perfusão e dos vasos da coróide (principalmente) e da retina.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura