Antibiograma, para microrganismos anaeróbios, Vários Materiais

Outros nomes:
ANAEROBIOS, ANTIBIOGRAMA
ANAEROBIOS, SENSIBILIDADE PARA
ANTIBIOGRAMA, ANAEROBIOS
SENSIBILIDADE AOS ANTIBIOTICOS P/ANAEROBIOS
ANTIBIOGRAMA PARA MICRORGANISMOS ANAERÓBIOS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 7 dias corridos às 18horas

Orientações necessárias

- Este exame é realizado somente diante de resultado positivo de cultura para anaeróbios. - O antibiograma pode ser solicitado junto com o exame de cultura para anaeróbios ou em microrganismo isolado anteriormente no Fleury. Neste caso, é necessário verificar com a Central de Atendimento ao Cliente se a amostra ainda se encontra viável. - A análise também pode ser feita em microrganismos (cepas) enviados.

Processamento e adequação da amostra

- Realizado a partir de cepa enviada, ou cultura de anaeróbios (WANAERO) anterior positiva.

Método

- Determinação da Concentração Inibitória Mínima pelo método do Etest, proporcionando resultados quantitativos em microgramas/mL de acordo com as normas estabelecidas pelo NCCLS (National Committee for Clinical Laboratory Standards).

Valor de referência

- Exame realizado pela metodologia do Etest. O exame expressa a concentração mínima dos antimicrobianos (CIM) que inibem o crescimento do microrganismo em ug/mL. Esta concentração varia de acordo com o microrganismo e o antimicrobiano testado. A bactéria é considerada sensível ou resistente, de acordo com critérios previamente estabelecidos pelo CLSI (Clinical Laboratory Standard Institute), antigamente denominado de NCCLS (National Committee for Clinical Laboratory Standards).

Interpretação e comentários

- O exame é útil para o tratamento adequado das infecções causadas por microrganismos anaeróbios, detectados em materiais clínicos nos quais eles podem ter papel patogênico importante, como abscessos, fístulas, próteses, enxertos, osteomielites, artrites e endocardites ou bacteremias em indivíduos que passaram por cirurgia abdominal, entre outros. Dentre as bactérias anaeróbias estritas, os gêneros mais prevalentes nessas infecções incluem: Clostridium, Bacteroides, Prevotella, Porphyromonas e Fusobacterium. - Para bactérias gram-negativas, o exame testa os antimicrobianos penicilina, metronidazol, imipenem e clindamicina. Para gram-positivas, as mesmas drogas são analisadas, com exceção do metronidazol. Vale lembrar que outros antimicrobianos podem eventualmente ser testados sob consulta prévia.

Hospitais

- Realizado junto com o exame de cultura de anaeróbios (WANAERO) ou a partir de uma cultura de anaeróbios anterior positiva.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822