Manual de exames

Antibiograma, Vários Materiais

Outros nomes: Antibiograma, TSA teste de sensibilidade a antibióticos, ATB antibiograma, Teste de Kirby Bauer, Teste de sensibilidade aos antibióticos

Este exame não precisa ser agendado

Orientações necessárias

- Esta sigla deve ser utilizada sempre que o médico solicitar cultura com antibiograma, caso seja uma inclusão de antibiograma após liberação de uma cultura liberada positiva, ver sigla ANTIBR.
- O antibiograma pode ser solicitado junto com a cultura de qualquer material clínico.
- A análise também pode ser feita em amostra bacteriana (cepa), enviada em placa ou tubo de cultura ou em microrganismo isolado, enviado em meio de transporte adequado, à temperatura ambiente. neste caso utilizar sigla ANTIBR.

Método

- Disco-difusão e/ou microdiluição segundo as normas vigentes do BrCAST - Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility.

Valor de referência

Sensível, dose padrão ou Sensível, aumentando exposição.

Interpretação e comentários

- A principal finalidade do antibiograma originou-se da necessidade de detectar resistências imprevisíveis para efetuar a escolha do antimicrobiano mais adequado para o tratamento. Além disso, este exame tem importância epidemiológica no acompanhamento da resistência bacteriana porque possibilita monitorizar o surgimento de novos mecanismos de resistência e acompanhar a disseminação dos já existentes.
- O teste é útil para o adequado tratamento das infecções bacterianas, uma vez que pode indicar a que antimicrobianos o microrganismo é sensível ou resistente. Os medicamentos selecionados para a análise são os mais indicados, levando sempre em consideração o patógeno e o material clínico de procedência. De toda forma, outros antimicrobianos podem eventualmente ser também testados, caso isso seja solicitado pelo clínico responsável.
- Este exame é qualitativo e informa somente se a bactéria é sensível ou resistente aos antimicrobianos testados. De qualquer forma, aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos são também importantes na escolha do antimicrobiano mais adequado para a terapêutica.
- Há situações em que é importante que o antibiograma forneça também a concentração inibitória mínima (CIM) do antimicrobiano que inibe o crescimento da bactéria. Para tanto, o médico deve solicitar um antibiograma quantitativo e especificar os antimicrobianos a serem testados (ver exame Concentração Inibitória Mínima para Antibióticos).

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura