Arilsulfatase A, sangue total

Outros nomes:
A, ARILSULFATASE, SANGUE
ARILSULFATASE A, SANGUE
ARISULFATASE A, LEUCOCITOS
LEUCODISTROFIA METACROMATICA
METACROMATICA, LEUCODISTROFIA
ARILSULFATASE A

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 40 dias corridos às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição. - Não centrifugar - Enviar no próprio tubo de coleta para a seção, refrigerado. - Atenção: Unidades de São Paulo: enviar à seção o mais rápido possível (amostra de baixa estabilidade). As amostras coletadas nas Unidades de São Paulo devem ser mantidas refrigeradas e entregues no mesmo dia da coleta, ao setor LARI/LARN até as 11 hs. - Não será aceito material colhido em véspera de feriado. ATENÇÃO: - Unidades Regionais: enviar a amostra imediatamente diretamente ao Hospital das Clínicas de Porto Alegre juntamente com a carta descrevendo qual o exame solicitado. O modelo de carta para envio junto à amostra e endereço do Hospital das Clínicas de Porto Alegre deve ser solicitado ao LARI/LARN previamente via manifestação. Enviar manifestação para LARI/LARN, comunicando sobre o envio da amostra. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 24 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas; Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- Colorimétrico.

Valor de referência

- De 5 a 20 nmoles/h/mg de proteína.

Interpretação e comentários

- O teste tem utilidade no diagnóstico de leucodistrofia metacromática (LDM). A arilsulfatase A (ARSA) é uma enzima lisossomal responsável pela degradação de sulfatídios, que são glicolípides sulfatados abundantes na mielina. A deficiência da ARSA causa a LDM, que apresenta manifestações decorrentes do comprometimento da mielina presente no sistema nervoso periférico e central. Geneticamente determinada, de herança autossômica recessiva, a LDM se caracteriza por deterioração neurológica progressiva, que se inicia em 60% dos indivíduos por volta dos 2 anos de idade e, nos casos restantes, mais tardiamente. - A determinação da atividade da ARSA pode ser feita em fibroblastos, em vilo coriônico, em leucócitos e na urina - esta última não recomendável para o exame. Cerca de 1% a 2% da população possui atividade da ARSA muito reduzida, comparável à de afetados por LDM, mas jamais vai apresentar sintomas. Essa situação é denominada de pseudodeficiência e pode ocasionar um diagnóstico errôneo de LDM.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 10 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822