Arsênico, urina

Outros nomes:
ARSÊNICO, PESQUISA E DOSAGEM NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 10 dias corridos às 18h

Processamento e adequação da amostra

Urina isolada: - Verificar se a amostra foi enviada em frasco cristal de tampa branca. Caso não seja esse o frasco, solicitar nova coleta. - Não manipular. - Enviar refrigerado. - Volume mínimo: 20 mL Urina de 24 horas: Nestes casos, a coleta deverá ser realizada em frasco de urina livre de metal (1 litro). Alíquotar no mínimo 20ml em frasco cristal de tampa branca. Manusear o menos possível para evitar contaminação da amostra. "ATENÇÃO - Em se tratando da coleta de metais, frascos com tampas coloridas (Ex.: estéril), não podem ser utilizados, pois podem trazer algum tipo de contaminante."

Método

- Espectrofotometria de absorção atômica

Valor de referência

- Níveis normais: até 10 microgramas/g de creatinina - Indice Biológico Máximo Permitido (IBMP) = 50 microgramas/g de creatinina

Interpretação e comentários

8 - Interpretação e comentários - O exame se destina à identificação de indivíduos expostos ao arsênico de forma aguda ou crônica. Essa substância é utilizada na indústria de vidros, pesticidas, couros, tecidos, tintas e na preservação de madeira. A exposição ainda ocorre nos processos de mineração do arsênico. - A entrada no organismo se dá por vias respiratória e digestiva. O organismo trata o arsênico como fosfato, incorporando-o de maneira competitiva nos processos de fosforilação oxidante. Isso resulta em redução de energia para as células. - A intoxicação aguda se caracteriza por conjuntivite, bronquite, dispneia, distúrbios gastrintestinais, renais, alterações de pele (edema facial, descamação, rash), convulsões, choque, podendo até levar a morte. Em caso de ingestão, podem ocorrer vômitos intensos e diarreia, edema facial, cãibras e distúrbios cardíacos (extrassístoles, torsade de pointes com intervalo QT prolongado). - A intoxicação crônica, que se dá após exposição de semanas a meses, por sua vez, pode levar a casos de perfuração do septo nasal, irritação da árvore respiratória, eczema, pústula, dermatites das áreas expostas, hiperqueratose, melanoma, estrias ungueais, úlceras nasais e câncer de pele. No sistema nervoso central provoca paralisia do VI par, confusão mental, alterações de humor e memória. No sistema nervoso periférico leva à neuropatia sensorial unilateral, distúrbios motores e parestesias. Ademais, pode causar anemia e leucopenia, alterações hepáticas, e câncer pulmonar. - Alguns frutos do mar podem conter altas concentrações de compostos organoarsenicais, que, quando ingeridos, são rapidamente excretados na urina. O cliente deve ser alertado para evitar a ingestão desse alimento pelo menos dois dias antes da coleta, principalmente no caso de avaliação ocupacional. - No caso de avaliação ocupacional, a coleta deve ser feita no fim da jornada de trabalho do último dia da semana trabalhada. Recomenda-se iniciar a monitorização após seis meses de exposição. Segundo a NR7 este é um "indicador biológico capaz de indicar uma exposição ambiental acima do Limite de Tolerância, mas não possui, isoladamente, significado clínico ou toxicológico próprio, ou seja, não indica doença, nem está associado a um efeito ou disfunção de qualquer sistema biológico."

Orientações necessárias

I - Material - Este exame pode ser feito em amostra isolada de urina e em urina de 24 horas. - O cliente não deve ingerir peixes e crustáceos nos três dias que antecedem a coleta, uma vez que alguns desses alimentos podem interferir no resultado do teste. - No caso de avaliação ocupacional, a coleta deve ser feita no fim da jornada de trabalho do último dia da semana trabalhada. Recomenda-se iniciar a monitorização após seis meses de exposição. II - Coleta - O procedimento não pode ser feito no posto de trabalho. Quando realizado nas dependências da empresa, deve ser feito no ambulatório ou em outro ambiente limpo e sem contaminação. - Antes da coleta, deve ser feita rigorosa higiene das mãos. - O cliente não deve usar a vestimenta usual de trabalho ao coletar este exame. III - Prazo para a entrega da amostra - O material deve ser mantido refrigerado e entregue em até três dias após a coleta.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 10 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822