Arsênio, sangue total

Outros nomes:

Pesquisa e dosagem de arsênio sangue total

Pesquisa e dosagem no sangue arsênico

Pesquisa e dosagem no sangue arsênio

Orientações necessárias

- Não é necessário preparo para este exame. - O procedimento é realizado mediante apresentação do documento de identidade (RG). - O cliente deve evitar o consumo de frutos do mar 48 horas antes da coleta. - Não é necessário preparo para este exame. - O procedimento é realizado mediante apresentação do documento de identidade (RG). - O cliente deve evitar o consumo de frutos do mar 48 horas antes da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear; - Receber o material no próprio tubo de coleta 6 mL, tampa azul, de plástico, livre de metal EDTA (BD) e enviar à seção. - Enviar o material à seção, em temperatura ambiente, no mesmo dia da coleta. No caso de não ser possível, manter o material refrigerado (4-8 °C) até o momento do encaminhamento. ATENÇÃO: Quando solicitado dosagem de ARSEN e outros metais em sangue total na mesma ficha, tais como: PB, COBALTO, MERCURIO, MERCURTE, CADMIO e BERILIO, a coleta deve ser realizada no mesmo tubo Livre de Metal EDTA 6 mL BD. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 30 dias; Congelada (-20 ºC): 30 dias.

Método

Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS)

Valor de referência

Inferior a 23 µg/L

Interpretação e comentários

- O teste se destina à identificação de indivíduos expostos ao arsênico de forma aguda. O organismo trata o arsênico como fosfato, incorporando-o de maneira competitiva nos processos de fosforilação oxidante. Isso resulta em redução de energia para as células. - Essa substância é utilizada na fabricação de munições, fogos de artifício, produção de baterias, herbicidas, indústria de couro, têxteis, vidros, cerâmica, madeireiras, mineração e curtumes. - O quadro de intoxicação pode se apresentar de forma bastante inespecífica. A Intoxicação aguda se apresenta como conjuntivite, bronquite e dispneia, distúrbios gastrintestinais, vômitos e choque, podendo levar à morte. Já a intoxicação crônica pode apresentar perfuração do septo nasal, Irritação da árvore respiratória e lesões na pele (eczema, pústula, dermatites das áreas expostas, hiperqueratose, melanoma, estrias ungueais), ainda, neuropatia sensorial unilateral, distúrbios motores e parestesias, bem como alterações hepáticas e alterações hematológicas (anemia e leucopenia). Também pode provocar câncer de pele e pulmonar. - Resultados alterados podem ocorrer após a ingestão recente (48 horas) de frutos do mar.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.