Aspergillus, pesquisa do antígeno galactomanana, Vários Materiais

Outros nomes:
ASPERGILOSE INVASIVA, PESQUISA DE ANTÍGENO
ASPERGILOSE, PESQUISA DE ANTÍGENO NO SORO OU EM LAVADO BRONCOALVEOLAR
ASPERGILLUS, PESQUISA DO ANTÍGENO GALACTOMANANA
ANTÍGENO DE ASPERGILLUS NO SORO OU EM LAVADO BRONCOALVEOLAR
GALACTOMANANA, PESQUISA DO ANTÍGENO NO SORO OU EM LAVADO BRONCOALVEOLAR

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Principais indicações

- O teste de galactomanana tem utilidade no diagnóstico de aspergilose invasiva.

Orientações necessárias

Não é necessário preparo para este exame, que é realizado somente com solicitação médica. - O uso de soluções injetáveis com gluconato de cálcio nas últimas 48 horas, assim como dos antibióticos piperacilina/tazobactam ou amoxilina/ácido clavulânico nos últimos seis dias, pode induzir resultados falsamente positivos. -O teste é realizado em amostra de sangue ou de lavado broncoalveolar. Por inviabilidade técnica, não é possível realizá-lo em escarro ou secreção tranqueal. - O cliente precisa informar ao Fleury as medicações eventualmente utilizadas nos últimos sete dias.

Processamento e adequação da amostra

I - Soro - Centrifugar a um mínimo de 2.000 g para separar o soro. - Não utilizar a amostra para outros testes. - Estabilidade da amostra: -- temperatura ambiente: 2 horas; -- refrigeração: de 2 a 8ºC: 5 dias; -- congelado (-70ºC ou gelo seco): 30 dias. II - Lavado broncoalveolar - Enviar em frasco estéril sob refrigeração de 2 a 8ºC. - Não congelar. - Estabilidade da amostra: -- temperatura ambiente: 2 horas; -- refrigeração: de 2 a 8ºC: 5 dias; -- congelamento: não aplicável.

Método

- Imunoenzimático.

Valor de referência

- Negativo: índice <0,5; - Positivo: índice 0,5.

Interpretação e comentários

- Este exame é útil no diagnóstico da aspergilose invasiva em indivíduos imunocomprometidos, mas pode apresentar reações cruzadas com outros agentes de micoses invasivas, como Fusarium sp., Alternaria sp. ou Mucor sp. Resultados falsamente positivos também são observados em amostras de pacientes que utilizaram piperacilina/tazobactam ou amoxicilina/clavulanato há menos de seis dias e nos indivíduos que fizeram uso de soluções injetáveis com gluconato de cálcio há menos de 48 horas. - Recomenda-se que pelo menos dois resultados positivos sejam obtidos em amostras distintas para que a positividade do teste seja considerada clinicamente significativa. A revisão sistemática mais recente (Cochrane Database Syst Rev. 2008 Oct 8;(4):CD007394) indica as especificidades e sensibilidades médias para diferentes pontos de corte, quando analisadas amostras de soro de pacientes imunocomprometidos. Ponto de corte......Sensibilidade......Especificidade 0,5..............................78%......................81% 1,0..............................75%......................91% 1,5..............................64%......................95%

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822