Atividade plasmática de renina, após estímulo com Furosemida, plasma

Outros nomes:
FUROSEMIDA, TESTE ESTIM C/FUROSEMIDA P/DOSAR RENINA
LASIX P/DOSAR RENINA, TESTE ESTÍMULO COM
RENINA, PÓS ESTÍMULO C/ LASIX/FUROSEMIDA
TESTE DE ESTÍMULO COM FUROSEMIDA P/DOS. DE RENINA
TESTE DE FUROSEMIDA PARA CONFIRMAÇÃO DE HIPERALDOSTERONISMO PRIMÁRIO

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 16 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O exame compreende duas dosagens de Atividade Plasmática de Renina (basal e após estímulo com furosemida). - A duração-padrão do teste é de 2 horas ou de acordo com solicitação médica. - A medicação utilizada no teste pode causar hipotensão. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - De preferência, o teste deve ser marcado entre 7 e 9 horas da manhã. - É necessário estar acompanhado para a realização deste exame e clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável. - O cliente não deve usar laxantes na véspera do exame.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 4 ºC; - Aliquotar cada amostra em um tubo plástico com 1 mL de plasma e identificar os tubos com os tempos coletados. - Não pode ser soro; - Enviar à seção, congelado. Interferentes: material colhido inadequadamente. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): não aceitável; Congelada (-20 ºC): 28 dias

Método

Cromatografia liquida / espectrometria de massa em Tandem, para medida de Angiotensina I gerada por ação da renina sobre o seu substrato, o angiotensinogênio.

Valor de referência

- Atividade Plasmática de Renina (APR) (geração de Angiotensina I): -- Em repouso: 0,3 a 5,8 ng/mL/hora (geração de Angiotensina I). -- Resposta normal: maior que 2 ng/mL/hora.

Interpretação e comentários

- A Renina é a enzima responsável pela conversão do Angiotensinogênio em Angiotensina I, assim, para medir a Atividade Plasmática de Renina (APR) é realizada a dosagem de Angiotensina I. A depleção de volume, induzida pelo diurético, e a ortostase estimulam a liberação da Renina, assim a ausência de resposta a esses estímulos indica um alto grau de supressão da APR, que pode ocorrer pela excessiva produção de Aldosterona por um adenoma ou hiperplasia adrenal, no caso do Hiperaldosteronismo Primário.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822