Avaliação de Fratura, Vertebral

Outros nomes:
DENSITOMETRIA COM VFA
LVA
COLUNA LATERAL
MORFOMETRIA VERTEBRAL
AVALIAÇÃO DE FRATURA POR DENSITOMETRIA
ANÁLISE DA COLUNA LATERAL POR DENSITOMETRIA
AVALIAÇÃO DE FRATURA VERTEBRAL

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 20h

Principais indicações

Indicações para realizar VFA (Avaliação de fraturas vertebrais): Qualquer paciente com T-score menor que -1,0 desvio-padrao (em coluna, colo femoral ou fêmur total) e um ou mais dos seguintes critérios: - Mulheres com 70 anos ou mais - Homens com 80 anos ou mais - Redução de altura em mais de 4 cm (altura aos 25 anos - altura atual) - Relato de fratura vertebral não documentada por método de imagem - Uso crônico de corticoide (5 mg de Prednisona por 3 meses ou mais/ terapia equivalente)

Regiões estudadas

Coluna lombar e torácica

Orientações necessárias

I - Interferentes - Caso o cliente tenha realizado os exames abaixo, deve haver um intervalo de 7 dias para a VFA: -- Raios-X com contraste -- Tomografia com contraste -- Ressonância com contraste -- Medicina Nuclear - No dia do procedimento, o uso de medicamentos que contêm cálcio deve ser suspenso. - A densitometria óssea não pode ser realizada em gestantes nem em mulheres com suspeita de gravidez.

Método

Absorciometria de feixe duplo de raios-X (DEXA)

Interpretação e comentários

O exame de VFA (Avaliação de fraturas vertebrais) destina-se ao diagnóstico de fraturas vertebrais de coluna torácica e lombar. Avalia o segmento de T4 a L4 e utiliza menos radiação do que o Raio-X convencional. Pode ser feito com a densitometria. Porém, não é possível determinar se a fratura é recente ou antiga e sua etiologia.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822