Bacterioscópico, esperma

Outros nomes:
ESPERMA, BACTERIOSCOPICO/GRAM DE LIQUIDO SEMINAL
BACTERIOSCÓPICO DE ESPERMA
CITOBACTERIOSCOPICO DE ESPERMA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábado) às 13h

Orientações necessárias

- Não há necessidade de abstinência sexual prévia para a realização do exame. - De preferência, a amostra deve ser colhida em qualquer unidade do Fleury, mas a coleta pode ser feita também na residência do cliente, desde que não haja pedido de espermograma. - Caso o indivíduo queira colher o material em casa, deve retirar, no Fleury, o frasco estéril para armazenar o material e as instruções necessárias. A amostra precisa ser entregue, no máximo, até seis horas após a coleta. - Se houver também solicitação de exame de urina, o cliente deve colher a urina primeiro. - Horários de coleta no Fleury: -- Unidade Paraiso: de 2ª a 6ª das 7 às 21 horas, aos sábados das 7 até 18 horas e aos domingos e feriados das 7 às 12 horas. -- Unidade Ibirapuera: de 2ª a 6ª das 7 às 18 horas e aos sábados, das 7 até 12 horas. -- Demais Unidades: de 2ª a sábado das 7 às 12 horas.

Processamento e adequação da amostra

- Se houver também solicitação de ESPERM, fazer 2 lâminas e colocar no frasco porta lâminas. - Enviar o frasco porta lâminas em saco plástico apropriado - Se não houver solicitação de ESPERM, enviar todo o material para a Microbiologia, em saco plástico, em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 12 horas; Refrigerado (2-8 ºC): 24 horas; Congelado (-20°C): não aceitável.

Método

- Exame microscópico direto do material clínico após coloração pelo método de Gram. Quando o exame não é acompanhado de espermograma, é também realizado o exame microscópico direto do material para avaliação de celularidade (presença de leucócitos e eritrócitos além do registro da presença ou não de espermatozóides).

Valor de referência

- Ausência de microrganismos coráveis pelo método de Gram ou em alguns casos pequena quantidade de bactérias, geralmente cocos gram-positivos, que fazem parte da microbiota normal da uretra masculina.

Interpretação e comentários

- O exame permite a detecção de bactérias, mas dá especial atenção a diplococos gram-negativos intra e extracelulares, sugestivos de Neisseria gonorrhoeae, e a bacilos gram-variáveis sugestivos de Gardnerella vaginalis. A presença de fungos também é pesquisada. Por se tratar de metodologia que cora a parede celular, o teste não detecta as bactérias desprovidas dessa estrutura, como a Mycoplasma, e as de crescimento intracelular, como a Chlamydia. No homem oligossintomático, o exame bacterioscópico pelo método de Gram é pouco efetivo, razão pela qual se recomenda a realização de cultura para tais casos.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822