Bacterioscópico, geral, Vários Materiais

Outros nomes:
BACTERIOSCOPICO (VARIOS MATERIAIS)
GRAM, VARIOS MATERIAIS
SWAB P/ PESQUISA BACTERIAS
BACTERIOSCÓPICO EM VÁRIOS MATERIAIS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábado) às 13h

Orientações necessárias

- Se a análise envolver material de córnea, a coleta deve ser realizada pelo médico oftalmologista. - Esfregaços em lâminas, preparados pelo médico assistente,, podem ser enviados ao Fleury em temperatura ambiente. - O Fleury também aceita outros materiais clínicos (secreções ou outros) para a realização desta análise, desde que seja entregue até seis horas após a coleta. - As coletas de material genital masculino são realizadas de segunda a sábado das 7 às 12 horas, em todas as Unidades de Atendimento. - ATENÇÃO, as unidades São Bernardo do Campo, Granja Viana, Chácara Klabin e Oscar Americano NÃO realizam coleta masculina. No período da tarde, de segunda a sexta, somente nas Unidade Paraíso (até às 21 horas). Aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas, somente na Unidade Paraíso. - No período da tarde, o exame é colhido de segunda a sexta-feira na Unidade República do Líbano I (até as 18 horas) .

Processamento e adequação da amostra

- Enviar material, em temperatura ambiente para a Seção de Microbiologia. - Se lâminas, enviar em frasco porta lâminas.

Método

- Exame microscópico após coloração pelo método de Gram.

Valor de referência

- Nos sítios estéreis, ausência de microrganismos. Nos sítios com microbiota, presença de morfotipos bacterianos compatíveis com o sítio em questão.

Interpretação e comentários

- Uma vez que é um método rápido, os resultados com ele obtidos podem direcionar o tratamento antimicrobiano. - Apesar de ter sensibilidade inferior àquela da cultura, é útil no diagnóstico de infecções em sítios estéreis, - O teste, quando realizado de amostra de urina não centrifugada, apresenta-se positivo nos casos nos quais a contagem bacteriana é igual ou maior que 100.000 UFC/ml. - Quando realizado em conjunto com a cultura geral e ou de anaeróbios permite avaliar se todos os morfotipos presentes na microscopia foram também detectados na cultura. - Cocos Gram positivos agrupados sugerem o gênero Staphylococcus e cocos Gram-positivos em cadeias sugerem o gênero Streptococcus.

Hospitais

- Quando os esfregaços já estiverem preparados, encaminhar em frasco porta lâminas, em saco plástico apropriado, em temperatura ambiente. - Verificar sempre qual é o material clínico. Plantão Noturno: Se GRAM for URGENTE (GRAMURG), realizar a coloração e leitura das lâminas. - Quando não vierem lâminas prontas: Líquidos em geral: quando o volume for superior a 2 ml, centrifugar a 2200 g por 10 min e do sedimento fazer a lâmina. - No caso de raspado de pele ou unha, colher em placa de petri estéril vedada, idem ao exame FUNGX e encaminhar para a microbiologia em temperatura ambiente. Abscesso: colocar uma gota sobre a lâmina

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822