Bacterioscópico, líquor

Outros nomes:

LIQUOR, BACTERIOSCOPICO/GRAM

Gram, líquor

Orientações necessárias

- Esse exame pode ser realizado em material enviado até 12 horas após a coleta (de preferência em temperatura ambiente) ou colhido no Fleury. Neste caso, o cliente deve marcar a coleta de liquor com antecedência.

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear. - Enviar material em saco plástico para a Microbiologia em temperatura ambiente.

Método

- Exame microscópico direto do material clínico após coloração pelo método de Gram.

Valor de referência

- Ausência de microrganismos.

Interpretação e comentários

- Esse exame é útil para o diagnóstico rápido de meningites bacterianas. A afinidade aos corantes, a morfologia e o arranjo dos microrganismos visualizados podem sugerir algumas espécies bacterianas: -- cocos gram-positivos aos pares e em cadeias: S. pneumoniae; -- cocobacilos gram-negativos: H. influenzae; -- diplococos gram-negativos: N. meningitidis. -- É importante salientar que a cultura tem papel fundamental para a confirmação dessa suspeita, por ter maior sensibilidade. -- Exames para detecção de antígenos bacterianos também podem ser utilizados para o diagnóstico de meningites bacterianas. Embora apresentem sensibilidade semelhante ao método de Gram, são de grande valia para indivíduos em tratamento com antimicrobianos.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.