Bacterioscópico, nasofaringe

Outros nomes:
BACTERIOSCOPIA DE NASOFARINGE
GRAM DE NASOFARINGE
GRAM DE SECRECAO DE NASOFARINGE
BACTERIOSCÓPICO DE SECREÇÃO DE NASOFARINGE

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábado) às 13h

Orientações necessárias

- O cliente não pode utilizar medicamento tópico nas últimas 12 horas. - Este exame não requer jejum, mas se recomenda que a coleta da amostra não seja realizada nas duas horas subseqüentes à alimentação.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar frasco porta lâminas com as lâminas em saco plástico apropriado para a Seção de Microbiologia, em temperatura ambiente.

Método

- Exame microscópico direto do material clínico após coloração pelo método de Gram.

Valor de referência

- Presença de microrganismos da microbiota normal do local.

Interpretação e comentários

- Esse exame tem utilidade na avaliação da microbiota presente na nasofaringe. Apesar de não ser o método de eleição, permite detectar bactérias e fungos, além de leucócitos e de outros tipos celulares. Pela rapidez do resultado, o teste se mostra muito importante em determinadas situações clínicas, como no diagnóstico de angina de Vincent, uma associação de anaeróbios que freqüentemente é a causa de amigdalite purulenta que não pode ser diagnosticada por cultura. Esse quadro costuma ser precedido por infecção viral, particularmente mononucleose infecciosa. - Como a sensibilidade do teste não é alta, um resultado que expresse somente presença de microbiota normal do local não exclui a presença de microrganismos patogênicos, que, neste caso, poderiam ser detectados pela cultura. - Na prática, a afinidade aos corantes, a morfologia e o arranjo dos microrganismos visualizados podem sugerir alguns gêneros bacterianos: -- cocos gram-positivos agrupados: Staphylococcus spp; -- cocos gram-positivos em cadeias: Streptococcus spp; -- bacilos gram-negativos fusiformes e espiroquetas gram-negativas: angina de Vincent; -- cocobacilos gram-negativos: Haemophilus spp; -- bacilos gram-negativos: enterobactérias (E. coli, Proteus e Klebsiella, entre outras), não-fermentadores (Pseudomonas e Acinetobacter, entre outros) e anaeróbios (Prevotella e Bacteroides).

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822