Outros nomes: Bacterioscópico de secreção uretral masculina, Citobacterioscópico de secreção uretral, Bacterioscopia de secreção uretral masculina, Gram de secreção uretral masculina, Secreção bacterioscópico/gram uretral
- O exame pode ser feito pela manhã, antes de o paciente urinar ou, então, em outro horário. Neste caso, porém, é necessário ficar pelo menos duas horas sem urinar antes da coleta.
- As coletas de material genital masculino são realizadas de segunda a sábado das 7 às 12 horas, em todas as Unidades de Atendimento.
- ATENÇÃO, na ausência do profissional de sexo masculino para coleta genital masculina, caso cliente aceite, podemos realizar a coleta com duas profissionais de sexo feminino.
No período da tarde, de segunda a sexta, somente na Unidade Paraíso (até às 21 horas).
Aos domingos e feriados, das 7 às 12 horas, somente na Unidade Paraíso.
-O exame é colhido de segunda a sábado na Unidade República do Líbano I (até as 12 horas).
- Acondicionar o frasco porta lâminas em saco plástico tipo ZIP e enviar para a Seção de Microbiologia à temperatura ambiente.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: 72 horas.
Refrigerada (2-8 ºC): 72 horas.
Congelada (gelo seco): indefinido.
- Exame microscópico após coloração pelo método de Gram, com descrição da celularidade, relato e quantificação dos microrganismos presentes e pesquisa de tricomonas a fresco ou por coloração.
- Ausência de microrganismos coráveis pelo Gram ou presença de microrganismos da microbiota normal da uretra.
- Esse exame está indicado para a avaliação de homens com quadro de uretrite.
- A análise permite a detecção de microrganismos, mas dá especial atenção à pesquisa de diplococos gram-negativos, intra ou extracelulares, com características de Neisseria gonorrhoeae e a bacilos gram-variáveis com características de Gardnerella vaginalis. A pesquisa de Trichomonas por exame microscópico a fresco e após coloração de Gram é realizada de rotina, assim como a notificação da presença de leveduras. Por se tratar de técnica que cora a parede celular, as bactérias desprovidas dessa estrutura, tais como a Mycoplasma e a Ureaplasma, e as de crescimento intracelular, como a Chlamydia, não são detectadas pelo método, o que implica a necessidade de realização de exames específicos.
- A sensibilidade do exame para a pesquisa de Neisseria gonorrhoeae é maior em pessoas do sexo masculino, entretanto, em casos de suspeita clínica de infecção gonocócica e no homem oligossintomático, a cultura é mais indicada devido à sua maior sensibilidade.