Bacterioscópico, urina jato médio

Outros nomes:
BACTERIOSCÓPICO DE URINA JATO MÉDIO
URINA JATO MEDIO, BACTERIOSCOPICO/GRAM DE
CITOBACTERIOSCOPICO DE URINA DE SEGUNDO JATO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábado) às 13h

Orientações necessárias

- Devido à necessidade de realização de assepsia, recomenda-se que a coleta seja feita no Fleury. - O exame deve ser realizado na primeira urina da manhã ou em qualquer outra amostra isolada desse material, desde que o cliente fique pelo menos duas horas sem urinar antes da coleta. - Amostras colhidas fora do Fleury devem ser entregues em até três horas, se em temperatura ambiente, ou até 12 horas, se refrigerado (2-8 ºC). O horário da coleta precisa ser anotado. - O cliente não pode receber contraste radiológico nas 48 horas que antecedem o exame. - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado. A administração de antimicrobianos não impede a realização do exame, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 5 mL de urina sem centrifugar (mínimo 1 mL) em um tubo cônico estéril (tampa vermelha) nas unidades que enviam a alíquota (100, 120, 160, 380, 430, 440, 540 e 600) as demais unidades deverão enviar em tubo cônico estéril de tampa AZUL e enviar em saco plástico apropriado, refrigerada para a Seção de Microbiologia. - Volumes menores enviar diretamente a seção. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas; Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- Exame microscópico direto em amostra de urina não centrifugada após coloração pelo metodo de Gram.

Valor de referência

- Ausência de microrganismos coráveis pelo método de Gram.

Interpretação e comentários

- O exame é utilizado primariamente para a detecção de bactérias em exame microscópico direto de amostra de urina não centrifugada. Apesar de não ser o método de eleição, permite detectar leveduras e tem boa correlação com contagens bacterianas iguais ou superiores a 100.000 UFC/mL na amostra. Outra vantagem é a rapidez do resultado. - A afinidade aos corantes, a morfologia e o arranjo dos microrganismos visualizados podem sugerir alguns gêneros microbianos: -- cocos gram-positivos agrupados: Staphylococcus spp; -- cocos gram-positivos em cadeias: Streptococcus spp; -- cocos gram-positivos aos pares e em cadeias curtas em amostra de urina: Enterococcus spp; -- bacilos gram-negativos em cliente ambulatorial: enterobactérias (E. coli, Proteus spp e Klebsiella spp, entre outras); em clientes hospitalizados: além das enterobactérias citadas, não-fermentadores de glicose (Pseudomonas spp e Acinetobacter spp, entre outros); -- Leveduras: Candida spp.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822