Bacterioscópico, urina primeiro jato

Outros nomes:
BACTERIOSCÓPICO DE URINA PRIMEIRO JATO
URINA PRIMEIRO JATO, BACTERIOSCOPICO/GRAM
CITOBACTERIOSCOPICO DE URINA DE PRIMEIRO JATO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábado) às 13h

Orientações necessárias

- Devido à necessidade de realização de assepsia rigorosa, recomenda-se que a coleta seja feita no Fleury. - O exame deve ser feito no primeiro jato (até 30 mL) da primeira urina da manhã ou de qualquer outra amostra isolada de urina de primeiro jato, desde que o cliente fique pelo menos duas horas sem urinar antes da coleta. - Na impossibilidade de comparecer ao Fleury, o cliente pode solicitar coleta em domicílio ou, em casos especiais, colher pessoalmente a amostra de urina de primeiro jato (30 mL) em frasco estéril de boca larga (tipo coletor universal), após rigorosa assepsia. Nesta situação, deve-se anotar o horário da coleta e entregar a amostra no Fleury em até três horas, se em temperatura ambiente, ou até 12 horas, se refrigerado (2-8 ºC). - O cliente não pode receber contraste radiológico nas 48 horas que antecedem o exame. - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado. A administração de antimicrobianos não impede a realização do exame, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 10 mL de urina (mínimo 5 mL) em um tubo cônico estéril com tampa de rosca AZUL e centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18°C . - Enviar o sedimento (refrigerado) em saco plástico apropriado para a Seção de Microbiologia. - Volumes menores, consultar a Seção de Microbiologia. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas; Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- Exame microscópico direto em amostra de urina centrifugada após coloração pelo método de Gram.

Valor de referência

- Ausência de microrganismos coráveis pelo método de Gram.

Interpretação e comentários

- Esse exame é mais indicado para a avaliação de pessoas que referem uretrite, mas que apresentam pouca secreção para ser analisada, ou daqueles indivíduos que tiveram uretrite e estão fazendo controle do tratamento. - A análise permite a detecção de microrganismos, mas dá especial atenção à pesquisa de diplococos gram-negativos, intra ou extracelulares, com características de Neisseria gonorrhoeae e a bacilos gram-variáveis com características de Gardnerella. A pesquisa de Trichomonas por exame microscópico a fresco é realizada de rotina, assim como a notificação da presença de fungos. Por se tratar de técnica que cora a parede celular, as bactérias desprovidas dessa estrutura, tais como a Mycoplasma e a Ureaplasma, e as de crescimento intracelular, como a Chlamydia, não são detectadas pelo método. Em casos de suspeita clínica de infecção gonocócica e em pessoas oligossintomáticas, a cultura é mais indicada por ter maior sensibilidade. - Na rotina do Fleury, este exame é acompanhado de análise do sedimento urinário por citometria de fluxo ou microscopia.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822