Bacterioscópico, urina primeiro jato

Outros nomes:

Bacterioscópico de urina primeiro jato

URINA PRIMEIRO JATO, BACTERIOSCOPICO/GRAM

CITOBACTERIOSCOPICO DE URINA DE PRIMEIRO JATO

Orientações necessárias

- Devido à necessidade de realização de assepsia rigorosa, recomenda-se que a coleta seja feita no Fleury. - O exame deve ser feito no primeiro jato (até 30 mL) da primeira urina da manhã ou de qualquer outra amostra isolada de urina de primeiro jato, desde que o cliente fique pelo menos duas horas sem urinar antes da coleta. - Na impossibilidade de comparecer ao Fleury, o cliente pode solicitar coleta em domicílio ou, em casos especiais, colher pessoalmente a amostra de urina de primeiro jato (30 mL) em frasco estéril de boca larga (tipo coletor universal), após rigorosa assepsia. Nesta situação, deve-se anotar o horário da coleta e entregar a amostra no Fleury em até três horas, se em temperatura ambiente, ou até 12 horas, se refrigerado (2-8 ºC). - O cliente não pode receber contraste radiológico nas 48 horas que antecedem o exame. - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado. A administração de antimicrobianos não impede a realização do exame, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 10 mL de urina (mínimo 5 mL) em um tubo cônico estéril com tampa de rosca AZUL e centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18°C . - Enviar o sedimento (refrigerado) em saco plástico apropriado para a Seção de Microbiologia. - Volumes menores, consultar a Seção de Microbiologia. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas; Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- Exame microscópico direto em amostra de urina centrifugada após coloração pelo método de Gram.

Valor de referência

- Ausência de microrganismos coráveis pelo método de Gram.

Interpretação e comentários

- Esse exame é mais indicado para a avaliação de pessoas que referem uretrite, mas que apresentam pouca secreção para ser analisada, ou daqueles indivíduos que tiveram uretrite e estão fazendo controle do tratamento. - A análise permite a detecção de microrganismos, mas dá especial atenção à pesquisa de diplococos gram-negativos, intra ou extracelulares, com características de Neisseria gonorrhoeae e a bacilos gram-variáveis com características de Gardnerella. A pesquisa de Trichomonas por exame microscópico a fresco é realizada de rotina, assim como a notificação da presença de fungos. Por se tratar de técnica que cora a parede celular, as bactérias desprovidas dessa estrutura, tais como a Mycoplasma e a Ureaplasma, e as de crescimento intracelular, como a Chlamydia, não são detectadas pelo método. Em casos de suspeita clínica de infecção gonocócica e em pessoas oligossintomáticas, a cultura é mais indicada por ter maior sensibilidade. - Na rotina do Fleury, este exame é acompanhado de análise do sedimento urinário por citometria de fluxo ou microscopia.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.