Bacterioscópico, urina sem especificação de jato

Outros nomes:

Bacterioscópico de urina

SEDIMENTO CORADO DE URINA

URINA, BACTERIOSCOPICO/GRAM DE

CITOBACTERIOSCOPICO DE URINA

GRAM DE URINA

BACTERIOSCOPIA DE URINA

Orientações necessárias

- Este exame não tem especificação do jato da urina e está indicado para menores de 3 anos, para clientes em uso de sonda e, eventualmente, para idosos. - Devido à necessidade de realização de assepsia, recomenda-se que a coleta seja feita no Fleury. - O exame deve ser realizado na primeira urina da manhã ou em qualquer outra amostra isolada desse material, desde que o cliente fique pelo menos duas horas sem urinar antes da coleta. - Amostras colhidas fora do Fleury devem ser entregues em até três horas, se em temperatura ambiente, ou até 12 horas, se refrigerado (2-8 ºC). O horário da coleta precisa ser anotado. - O cliente não pode receber contraste radiológico nas 48 horas que antecedem o exame. - No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, o nome do medicamento precisa ser informado. A administração de antimicrobianos não impede a realização do exame, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Processamento e adequação da amostra

- Aliquotar 5 mL de urina sem centrifugar (mínimo 1 mL) em um tubo cônico estéril (tampa vermelha) nas unidades que enviam a alíquota (100, 120, 160, 380, 430, 440, 540 e 600) as demais unidades deverão enviar em tubo cônico estéril de tampa AZUL e enviar em saco plástico apropriado, refrigerada para a Seção de Microbiologia. - Volumes menores enviar diretamente a seção. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): não aceitável

Método

- Exame microscópico direto em amostra de urina não centrifugada após coloração pelo metodo de Gram.

Valor de referência

- Ausência de microrganismos coráveis pelo método de Gram.

Interpretação e comentários

- O exame é utilizado primariamente para a detecção de bactérias em exame microscópico direto de amostra de urina não centrifugada. Apesar de não ser o método de eleição, permite detectar leveduras e tem boa correlação com contagens bacterianas iguais ou superiores a 100.000 UFC/mL na amostra. Outra vantagem é a rapidez do resultado. - A afinidade aos corantes, a morfologia e o arranjo dos microrganismos visualizados podem sugerir alguns gêneros microbianos: -- cocos gram-positivos agrupados: Staphylococcus; -- cocos gram-positivos em cadeias: Streptococcus; -- cocos gram-positivos aos pares e em cadeias curtas Enterococcus; -- bacilos gram-negativos em cliente ambulatorial: enterobactérias (E. coli, Proteus e Klebsiella, entre outras); em clientes hospitalizados: além das enterobactérias citadas, não-fermentadores de glicose (Pseudomonas e Acinetobacter, entre outros); -- Leveduras: Candida spp. -- Na rotina do Fleury, este exame é acompanhado de análise do sedimento urinário por citometria de fluxo ou microscopia.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.