Balão Intragástrico, Colocação

Principais indicações

- Procedimento tem a finalidade de levar a perda de peso

Regiões estudadas

- Esôfago, estômago e duodeno.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o procedimento - Este exame é realizado com o cliente sob anestesia. - Antes de introduzir o balão gástrico, realiza-se uma endoscopia para avaliar o esôfago, estômago e duodeno. Depois de realizada a endoscopia e constatado ausência de anormalidades que contraindiquem a passagem do balão, o endoscópio é retirado e se inicia o procedimento. II - Critérios de realização - Este exame é feito somente com pedido médico e agendamento prévio. Assim como toda orientação dietética e psicológica do cliente deve ser estabelecida pelo médico que indicou o procedimento. - Para execução do exame, é obrigatória a presença de um acompanhante adulto, acima de 18 anos e capaz, desde o momento da chegada do cliente ao hospital até o término do procedimento. Esta é uma condição indispensável. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante, obrigatoriamente, deve ser um responsável legal (pai, mãe ou tutor). - Nos cinco dias que antecedem a endoscopia, o cliente não deve fazer procedimentos com uso de contraste por via oral, como o exame de trânsito intestinal. III - Preparo - Na véspera do exame, o cliente tem de fazer uma dieta leve no jantar e manter-se em jejum absoluto depois das 20 horas. - É necessário apresentar exames de endoscopia realizados anteriormente, se houver. IV - Tempo de duração - O procedimento dura, em média, 30 minutos, incluindo a sedação. - Após o procedimento, o cliente deve permanecer de 30 a 40 minutos em repouso. V - Cuidados após o exame - O cliente precisa ficar repousando no hospital até que se sinta perfeitamente bem. - O cliente deve deixar o hospital acompanhado. - Devido ao uso de sedativo, não é possível dirigir automóvel ou outros veículos durante todo o dia após a realização da endoscopia. - Durante um período de aproximadamente oito horas depois do exame, o cliente não pode realizar tarefas que necessitem de atenção, tais como mexer com máquinas e objetos cortantes. - Recomenda-se que o indivíduo faça repouso no restante do dia, alimentando-se com dieta leve e evitando bebidas alcoólicas. - A medicação usada na sedação pode ocasionar em um período curto de amnésia. - Se o cliente apresentar qualquer outro sintoma de dor, ele deve comparecer no pronto-socorro do hospital.

Método

- Exame realizado sob anestesia. - A introdução do balão é feita como se fosse uma sonda introduzida às cegas pela hipofaringe, esôfago e estômago. Em seguida introduz o endoscópio para confirmar a posição do balão na luz gástrica. Estando o balão colabado na luz gástrica, inicia sua insuflação com Soro Fisiológico(500 ml) e azul de metileno (1 ampola), através de um cateter exteriorizado pela boca. Atingido o volume desejado, cerca de 500 ml, a liberação do balão se faz com uma pequena tração do cateter exteriorizado pela boca. O balão possui uma válvula que ao tracionar o cateter, este se solta da válvula que se fecha espontaneamente, impedindo seu esvaziamento.

Interpretação e comentários

- Este procedimento é realizado com a finalidade de fazer o cliente perder peso. - O balão gástrico tem que ser removido em aproximadamente seis meses, pois sua persistência além desse período pode levar a complicações. - A média de perda de peso em um período de seis meses é de aproximadamente 10% a 15% e o sucesso do método está diretamente relacionado ao acompanhamento de um nutricionista. - A incidência de complicações durante a introdução do balão é muito baixa. - Nas primeiras 48 horas é comum que o indivíduo fique muito nauseado e/ou vomite. - O uso de antieméticos é mandatório. - O cliente deve fazer uso contínuo de Omeprazol ou Pantozol durante todo tempo que estiver com o balão. - É fundamental que o cliente faça um acompanhamento com um nutricionista, antes e após a realização do procedimento. - A introdução do balão gástrico é contraindicada em portadores de hérnia de hiato ou varizes de esôfago.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.