Bandas oligoclonais, pesquisa, líquor

Outros nomes:

Pesquisa de bandas oligoclonais no líquor

Pesquisa de bandas no líquor

BOC no LCR

Bandas oligoclonais, pesquisa no líquor

Orientações necessárias

I - Amostra - Este exame é realizado em liquor e sangue colhidos no Fleury ou enviados. II - Para coletas no Fleury - O cliente precisa agendar previamente a coleta. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável. III - Para materiais enviados - Para a análise, são necessários 2,0 mL de liquor e 2,0 mL de soro, enviados sob refrigeração em tubo estéril, após centrifugação conforme as regras de processamento de cada material. - As amostras de sangue e liquor devem ser colhidas no mesmo dia.

Processamento e adequação da amostra

- O líquor colhido no laboratório, em domicílio ou em hospital deve ser encaminhado à seção de Análise seminal na Unidade Paraíso, junto com a etiqueta de alíquota, de onde se fará o encaminhamento para as seções correspondentes. - Sangue: -- Aguardar 30 min. -- Centrifugar por 10 min., a 2200 g, a 18 °C -- Não aliquotar -- Enviar para a seção, refrigerado. Nota: volume mínimo 0,5 mL. Interferentes: Hemácias e calor alteram a estabilidade do líquor. Estabilidade da amostra: Soro ou liquor Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias; Congelada (-20 ºC): 2 semanas.

Método

- Isoeletrofocalização de LCR e de Soro

Valor de referência

- Negativo

Interpretação e comentários

- As bandas oligoclonais estão presentes no liquor de aproximadamente 85% dos pacientes com esclerose múltipla clinicamente definida, mas podem ser observadas também em uma variedade de outras doenças, por exemplo, na panencefalite subaguda esclerosante, na polineuropatia inflamatória e no tumor cerebral. Para diferenciar as bandas oligoclonais decorrentes de gamopatia periférica das que são produzidas localmente, no sistema nervoso central, o soro e o liquor devem ser testados simultaneamente.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.