Barreira hemato-encefálica, estudo da, líquor

Outros nomes:
BARREIRA HEMATO-ENCEFÁLICA, ESTUDO DA
SÍNTESE DE ANTICORPOS NO LÍQUOR
ÍNDICE DE IGG, NO LÍQUOR
IMUNOPRODUÇÃO LOCAL
ESTUDO DA BARREIRA HEMATOENCEFÁLICA
ÍNDICE DE PRODUÇÃO INTRATECAL DE ANTICORPOS
INDICE DE IGG
ÍNDICE DE PRODUÇÃO INTRATECAL DE IMUNOGLOBULINAS
ÍNDICE DE IMUNOPRODUÇÃO LOCAL
FUNCIONAMENTO DA BARREIRA HEMATOENCEFÁLICA
ESCLEROSE MÚLTIPLA, ÍNDICE DE IGG
INDICE DE IMUNOGLOBULINA IGG LIQUOR

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 6 dias úteis (sem contar o sábado) às 20h

Orientações necessárias

I - Material - Este teste é realizado em liquor colhido no Fleury ou enviado. II - Para coletas no Fleury - O cliente precisa agendar previamente um exame de liquor. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável. III - Para materiais enviados - A amostra de liquor precisa conter um volume mínimo de 2,0 mL e ser mantida e entregue refrigerada em, no máximo, 72 horas após a coleta. - O sangue e o liquor devem ser colhidos no mesmo dia.

Processamento e adequação da amostra

- O LCR colhido na unidade, em domicílio ou em hospital deve ser levado à seção de Análise Seminal, na Unidade Paraíso, para encaminhamento às seções correspondentes. - O processamento do sangue deve seguir as orientações abaixo: -- aguardar 30 minutos; -- centrifugar por dez minutos, a 2.200 g, a 18°C, sem separar nenhuma alíquota; -- enviar o material por malote para a seção de Análise Seminal, na Unidade Paraíso, em temperatura ambiente. - Interferentes: hemácias e calor alteram a estabilidade do liquor.

Método

- As dosagens de albumina e imunoglobulinas no soro e no liquor são feitas por nefelometria. Posteriormente, aplicam-se cálculos matemáticos para a obtenção de índices, quocientes de IgG e albumina e fórmulas de Tourtellotte e Reiber.

Valor de referência

- IgG no soro: de 672 a 1.440 mg/dL (adultos); - IgG no liquor: de 0,3 a 3,0 mg/dL; - Albumina no soro: de 3,5 a 5,0 g/dL; - Albumina no LCR: até 25,6 mg/dL; - Quociente de albumina: até 0,008; - Quociente de IgG: até 0,008; - Índice de IgG: até 0,8; - Síntese de IgG: até 3,3 mg/dia.

Interpretação e comentários

- O estudo da barreira hematoencefálica consiste no estabelecimento de quocientes de albumina e de IgG no plasma e no liquor, assim como da síntese diária intratecal de imunoglobulinas. O índice de IgG e a síntese de IgG evidenciam se há imunoprodução local de anticorpos ou se os anticorpos estão presentes no líquido cefalorraquidiano decorrente da permeabilidade da barreira. - O índice de IgG e a taxa de síntese de IgG costumam aumentar em cerca de 90% dos pacientes com esclerose múltipla. Entretanto, a síntese de imunoglobulinas pode se elevar em outras doenças inflamatórias neurológicas, tais como encefalites, neuropatias inflamatórias, neurossífilis e outras infecções do sistema nervoso central.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822