Belimumabe Benlysta 1080mg, medicamento e aplicação, endovenoso

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento O medicamento belimumabe deve ser administrado por via intravenosa (IV, na veia) em adultos a partir dos 18 anos de idade. II - Critérios de realização - A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica. - Não é necessário jejum, porém orienta-se não ingerir grandes refeições antes da infusão da medicação. A administração de belimumabe é realizada somente após entrevista médica -.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre o belimumabe - O belimumabe é um anticorpo monoclonal, da classe IgG1?, totalmente humano, que se liga especificamente ao BLyS solúvel humano e inibe sua atividade biológica. O belimumabe não se liga às células B, mas, pela ligação ao BLyS, inibe a sobrevida das células B, incluindo as autorreativas, e reduz sua diferenciação em plasmócitos (células que produzem imunoglobulina). O BLyS (estimulador de linfócitos B) e também conhecido como BAFF, é uma citocina da superfamília do TNF (fator de necrose tumoral) que inibe a apoptose das células B e estimula a diferenciação dessas células em plasmócitos. Pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) apresentam altos níveis circulantes de BLyS e estes têm forte associação com atividade de doença. II - Indicações do belimumabe - O belimumabe é indicado como terapia adjuvante para o tratamento de pacientes adultos com LES que apresentam atividade de doença, apesar de receberem tratamento padrão com corticosteroides, antimaláricos e imunossupressores. A segurança e a eficácia do belimumabe IV não foram avaliadas em pacientes menores de 17 anos de idade e, portanto, seu uso em crianças e adolescentes não é recomendado. OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

Doses e intervalos

(a princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado): - A posologia do belimumabe IV é de 10 mg/kg nos dias 0, 14 e 28 e, depois disso, em intervalos de 4 semanas. Administrar 1080mg em cada dose.

Efeitos adversos

"Reação de hipersensibilidade" é observada entre 1/10 e /100 infusões de belimumabe, sendo classificada como evento adverso comum. Ela se manifestar como hipotensão, angioedema, urticária e outras erupções cutâneas, prurido e dispneia. "Reação relacionada à infusão" é mais rara e pode se manifestar por sintomas tais bradicardia, mialgia, dor de cabeça, erupção cutânea, urticária, febre, hipotensão, hipertensão, tonturas e artralgias. Devido à sobreposição de sinais e sintomas, muitas vezes não é possível distinguir entre as reações de hipersensibilidade e as reações à infusão.

Farmácia

Reconstituição: Diluente: Água para injeção (API) Estabilidade após aberto: 8h refrigerado Volume por frasco: 120mg e 400 mg Concentração no frasco: 80mg/ml após a reconstituição Diluição: Diluente: soro fisiológico 0,9% Volume: 250 ml (medicamento + soro). Estabilidade após diluição: 8h temperatura ambiente PVC compatível, soro glicosado: incompatível Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica Fotossensibilidade: sim, usar capa foto Via de Administração: EV Potencial emético: baixo Preparo: Toda a preparação do medicamento belimumabe IV deve ser realizada em condições assépticas. Materiais - Luvas estéreis/Luvas de procedimento - 1 Equipo para bomba de infusão - 1 Capa foto - 1 Seringa 10ml ou 20 ml - 1 Agulha 40x12 - 1 ampola de Água para injeção - Recipiente de 250ml SF 0,9% - Álcool a 70% - Gaze estéril Passos 1. Diluir o pó com API, 1,5 ml para o frasco de 200mg e 4,8ml para 400mg. (Inserir pelas paredes vagarosamente); 2. Mexa suavemente a solução até homogeneização completa (essa etapa pode se entender por até 30 min); 3. Prepare o SF 250ml retirando quantidade de soro de dentro da bolsa igual ao volume total que será inserido de belimumabe

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.