Bence Jones, Proteínas de, urina

Outros nomes:

BENCE JONES, PROTEINA DE, PESQUISA

PESQUISA DE CADEIAS LEVES LIVRES NA URINA

IMUNOELETROFORESE DE PROTEINAS URINARIAS

CADEIAS KAPPA E/OU LAMBDA LIVRES NA URINA

Cadeia leve kappa e/ou lambda em urina de 24 horas

IMUNOFIXACAO DE PROTEINAS URINARIAS

CADEIA LEVE KAPPA E LAMBDA EM AMOSTRA ISOLADA

BENCE JONES, PROTEINA DE, AMOSTRA ISOLADA

BENCE JONES, PROTEINA DE, EM URINA DE 24 HORAS

BENCE JONES, PROTEINA DE, AMOSTRA ISOLADA DE URINA

Orientações necessárias

- Esse exame é realizado em amostra de urina isolada, de 24 horas ou de qualquer outro período de tempo especificado pelo médico. - Para mulheres, o ideal é não fazer a coleta na ocasião da menstruação. - Amostras de urina isolada devem ser entregues até três horas após a coleta. - Para colher amostras de urina de 12 ou 24 horas, o cliente precisa retirar, no Fleury, os frascos e as instruções, devendo entregar o material até 24 horas após o término da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Caso seja urina de 24 horas ou de outro período, medir volume, anotar na ficha do cliente e no sistema, o horário da primeira e última micção. - Aliquotar em 1 tubo cônico descartável de tampa amarela cerca de 12 mL de urina em cada um. - Aliquotar a urina também em tubo de 3 mL para dosagem da PROTURESP. - Enviar à seção, em temperatura ambiente. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 30 dias.

Método

- Eletroforese zonal em gel de agarose, após concentração da urina por ultrafiltração; caracterização imunoquímica por imunofixação, com antisoros específicos para cadeias leves e pesadas de imunoglobulinas. A proteína total é determinada pelo método colorimétrico de Pirogalol.

Valor de referência

- Pesquisa negativa.

Interpretação e comentários

- O exame é útil no diagnóstico de síndromes mielomatosas. As proteínas de Bence Jones são encontradas em cerca de dois terços das síndromes de gamopatias monoclonais, a exemplo de mieloma múltiplo, macroglobulinemia de Waldenstrom e linfomas, e também nas formas AL de amiloidose. Da mesma forma, é possível observar cadeias leves e livres na urina em situações de estimulação imune policlonal e em tubulopatias. Em tais condições, porém, são policlonais.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.