Beta 2 Glicoproteína 1, Autoanticorpo IgA, soro

Outros nomes:

ANTI-BETA 2 GLICORPOTEÍNA I IGA

BETA-2-GLICOPROTEÍNA I IGA

ANTICORPOS IGA

ANTI-B2GPI IGA

ANTI-B2GP1 IGA

Orientações necessárias

- Não é necessário preparo para este exame.

Processamento e adequação da amostra

PROCEDIMENTO - Centrifugar por 10 min., a 2739 g, a 4°C. - Aliquotar 1,5 mL de soro em tubo de alíquota padrão. - Enviar material refrigerado ao LARI-LARN - Volume mínimo: 0,5 mL - São rejeitadas amostras com hemólise e/ou lipemia. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: não aceitável Refrigerado (2º-8ºC): 21 dias Congelado (-20ºC): 21 dias Amostras em temperatura ambiente não aceitáveis.

Método

Ensaio de Imunoabsorção Enzimática (ELISA)

Valor de referência

Negativo : Inferior a 15,0 U/mL Fracamente positivo : 15,0 - 39,9 U/mL Positivo : 40,0 - 79,9 U/mL Fortemente positivo : Superior ou igual a 80,0 U/mL Valores de referência aplicáveis em pacientes com qualquer idade.

Interpretação e comentários

É um teste útil no diagnóstico da síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAF) e especialmente nos casos em que estiverem ausentes o anticoagulante lúpico, os anticorpos IgG e IgM contra a cardiolipina e contra a própria beta-2 glicoproteína I (B2GPI). Ao contrário desses autoanticorpos, o isotipo IgA do anti-B2GPI e da anticardiolipina não fazem parte dos critérios laboratoriais para SAF e não podem ser classificados como SAF na presença apenas de anti-B2GPI da classe IgA, mesmo quando apresentar manifestações típicas de SAF. O teste baseia-se na pesquisa de anticorpos IgA contra a beta-2-glicoproteína I por ensaio imunoenzimático em fase sólida. Ensaios imunoenzimáticos diretos que detectem reatividade contra anticorpos anti-B2GPI possuem especificidade um pouco melhor, embora menor sensibilidade, para o diagnóstico de SAF. Para serem considerados clinicamente relevantes, os anticorpos anti-B2GPI devem ser detectados em duas ocasiões com pelo menos 12 semanas de diferença.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.