Bicarbonato, Vários Materiais

Outros nomes:

Bicarbonato

HCO3

Processamento e adequação da amostra

Atenção as unidades Fl. Paraíso/REP l/Ponte Estaiada/Anália Franco: - Homogeneizar amostra; - Eliminar bolhas ocasionais; - A amostra deve chegar na distribuição refrigerada; - Processar amostra em no máximo 2 horas após a coleta; - Volume ideal: 1,5 mL; Volume mínimo: 0,5 mL. - Seguir orientações da ITR_DIS_00050. Demais unidades: - Acionar o portador e enviar amostra refrigerada o mais rápido possível para o HAOC. Nota: Verificar a presença de bolhas, em caso positivo solicitar a enfermagem que as retire. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: Não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 2 horas; Congelada (-20 ºC): Não aceitável.

Método

- Potenciométrico indireto

Valor de referência

23 - 27 mmol/L (sangue venoso) 22 - 26 mmol/L (sangue arterial)

Interpretação e comentários

- Trata-se de um exame útil na avaliação do equilíbrio acidobásico. O bicarbonato está aumentado nos quadros de alcalose metabólica e acidose respiratória crônica ou compensada. Por outro lado, seus níveis diminuem nos quadros de acidoses metabólicas e alcaloses respiratórias.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo. - Exame realizado somente nas Unidades Fleury Paraiso, República do Líbano I e Atendimento Móvel.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.