Biopsia de mama, dirigida por Ultra-sonografia

Outros nomes:

Biópsia de mama guiada por ultrassom

Biópsia de fragmento de mama guiada por ultrassom

Biópsia de mama por agulha grossa guiada por ultrassom

Punção biópsia de mama guiada pela ultrassonografia

Ultrassom de mama com biópsia

Punção aspirativa por agulha fina da mama, guiada por ultrassom

Core biopsy de mama guiada por ultrassom

PAAF ou PAF de mama guiada por ultrassom

Punção de mama guiada por ultrassom

Orientações necessárias

I - Informações sobre o procedimento - Trata-se de biópsia de mama realizada com agulha fina ou grossa (a critério médico), guiada por ultra-sonografia. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - No dia do exame, a cliente deve comparecer acompanhada de um adulto, acima de 18 anos e capaz. No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante deverá ser um responsável legal. - Devem ser apresentados resultados anteriores Ultra das mamas, Mamografias e Ressonâncias, se houver. III - Preparo - O uso de antiagregantes plaquetários, como ácido acetilsalicílico (Aspirina®, AAS®, Melhoral®, Bufferin®, etc.), clopidogrel (Plavix®) e Ticlopidina (Ticlid®) deve ser suspenso 48 horas antes do exame, mas somente com o consentimento e supervisão do médico assistente. - O uso de anticoagulantes deverá apenas ser informado ao médico do Setor de Imagem antes do procedimento. - Caso necessite fazer uso de analgésicos, poderá tomar dipirona (Novalgina®) ou paracetamol (Tylenol®), na dosagem que está habituada. - No dia do exame, é necessário comparecer de sutiã justo e blusa abotoada na frente. IV - Cuidados após o exame - A cliente não deve ir embora dirigindo. V - Observações - Para este exame, além do procedimento de punção (uso de agulha fina) ou biópsia (uso de agulha grossa), será realizada e cobrada também a análise do material biopsiado: exame citológico (no caso de punção) ou anatomopatológico (no caso de biópsia). - Se houver a necessidade da realização de punções ou biópsias de mais de uma lesão, haverá a inclusão e cobrança dos exames citológicos ou anatomopatológicos de cada lesão diferente que for puncionada ou biopsiada. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento. - Em caso de Plano de Saúde, deverá haver solicitação médica para o exame citológico ou anatomopatológico. Caso sejam realizadas punções ou biópsias de mais de uma lesão, a solicitação médica deverá estar no plural (exames citológicos ou anatomopatológicos). - É necessário apresentar todos os resultados anteriores relacionados ao exame ( mamografia / ultrassonografia / ressonância e biopsias ) mesmo que tenham sido realizados no Fleury

Método

- Trata-se da realização da biópsia de mama por agulha fina (punção aspirativa por agulha fina - PAAF) ou agulha grossa (trocater / tru-cut ou core-biopsy) guiado pelo ultra-som; - É o método de escolha quando a área a ser biopsiada é vista por este método de imagem pois a punção é realizada em tempo real; - O material colhido por agulha fina é encaminhado para análise citológica já que são feitas lâminas; - O material colhido por trocater ou agulha grossa é fixado em formol para posterior blocação em parafina, já que se trata de fragmentos de tecido; - O exame é feito com anestesia local.

Interpretação e comentários

- Essa biópsia de mama constitui o método de escolha quando a área a ser puncionada é vista pelo ultra-som, uma vez que, dessa forma, o radiologista realiza a punção em tempo real.

Principais indicações

- Avaliação histológica ou citológia de lesões detectadas na ultra-sonografia.

Regiões estudadas

- Mama e axila

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.