Manual de exames

Biópsia Hepática guiada por US

Outros nomes: Biópsia Hepática Guiada por ultrassom, Biópsia de Fígado Guiada por ultrassom , Biópsia de Tumor Hepática Guiada por ultrassom, Biópsia de Tumor no Fígado Guiada por ultrassom, Biópsia de Nódulo Hepático Guiada por ultrassom, Biópsia de Nódulo no Fígado Guiada por ultrassom, Punção Hepática Guiada por ultrassom, Punção de Fígado Guiada por ultrassom, Punção de Tumor Hepática Guiada por ultrassom, Punção de Tumor no Fígado Guiada por ultrassom, Punção de Nódulo Hepático Guiada por ultrassom, Punção de Nódulo no Fígado Guiada por ultrassom

Este exame precisa ser agendado

Principais indicações

Investigação de nódulos Hepáticos.

Regiões estudadas

- Figádo.

Método

- A ultrassonografia é de grande utilidade para guiar as punções diagnósticas em vísceras sólidas abdominais como o rim primitivo ou transplantado.

Interpretação e comentários

Este exame inclui o procedimento de biópsia do fígado, que é guiado por ultrassonografia, permitindo a obtenção de células/fragmentos para posterior análise.
As complicações são infrequentes e incluem sangramentos.
As complicações relacionadas à sedação intravenosa são raras e de solução imediata, uma vez que ela é realizada por um médico anestesista.
Os sangramentos, raros, normalmente ocorrem durante o procedimento ou nas primeiras horas após o mesmo, e a grande maioria deles é autolimitada, não necessitando de maiores intervenções. O repouso absoluto nas primeiras horas (geralmente de 1 a 4 horas) e a monitorização dos sinais vitais neste período permitem ao médico controlar a situação e tomar as medidas corretivas, quando necessário, inclusive, em casos extremos (e extremamente raros), providenciando transferência para um hospital de retaguarda, internação e eventual tratamento intervencionista.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o procedimento

- A biópsia diagnóstica é feita com agulha guiada por ultrassonografia.
- A escolha da anestesia será definida de acordo com o caso e a necessidade, podendo ser indicada a anestesia local ou sedação.
- Após a biópsia, o cliente deverá permanecer em repouso, no Day Clinic Fleury, por até 4 horas, de forma que as devidas providências possam ser tomadas, se houver complicações.
- As complicações graves são raras e, se ocorrerem, poderá haver a necessidade de transferência do cliente para um hospital de retaguarda.
- Na ausência de complicações, o cliente é liberado para sua residência, após esse período.

II - Critérios de realização

- O exame só será agendado e realizado após avaliação dos exames de sangue (hemograma e coagulograma) e de Imagem, pelo Radiologista Intervencionista.
- Este exame é realizado em clientes com idade a partir de 18 anos, mediante a apresentação de pedido médico, e após a assinatura do termo de consentimento do procedimento pelo paciente.
- A biópsia, a princípio, não deve ser feita na vigência de infecções, de febre e de hipertensão descontrolada.
- O procedimento está contra- indicado na gestação, salvo em situações nas quais seja absolutamente necessário.
- O exame será contra-indicado, caso algum dos critérios técnicos a seguir sejam identificados:
1. Impossibilidade de interrupção de medicações anticoagulantes
2. Plaquetas abaixo de 50.000
3. Hb inferior a 9,0 mg/ml
4. INR superior a 1,5
5. Outras comorbidades ou fatores técnicos limitantes avaliados pela equipe médica
- O cliente precisa comparecer, com 1 hora de antecedência, acompanhado por um adulto à unidade de atendimento para a realização do exame. É obrigatória a presença do acompanhante, durante todo o período em que o cliente estiver no Day Clinic, desde admissão até a alta. Se for menor de 18 anos, há necessidade de o acompanhante ser um responsável legal.

III - Preparo

- Este exame pode ser feito com anestesia local ou sedação, dependendo do caso, e requer jejum de 8 horas.
- Pacientes em uso de medicações anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários deverão suspender a medicação de acordo com a orientação durante a entrevista com o médico do grupo de Radiologia Intervencionista do Fleury.
- Convém ressaltar que a interrupção de qualquer medicamento precisa contar com a orientação e o consentimento, escrito ou verbal, do médico que solicitou a biópsia.

IV - Cuidados após o exame

- O cliente não pode dirigir ou trabalhar no dia da biópsia, e precisa permanecer acompanhado na primeira noite depois do procedimento, ciente da necessidade de deslocamento a um pronto-socorro, caso apresente qualquer mal-estar.
- Durante os primeiros 05 dias após o exame, o cliente não deve realizar atividade física.

V - Observações

- Além do procedimento de biópsia, este exame abrange a realização e a cobrança da análise anatomopatológica. Em algumas situações específicas (nos casos de biópsias de nódulos hepáticos), será necessária a realização e a cobrança de exames de imuno-histoquímica e análises moleculares.
- Caso possua plano de saúde, o cliente deve apresentar uma solicitação de biópsia guiada por tomografia ou por ultrassonografia e de exame anatomopatológico (imuno-histoquímica e análises moleculares quando for o caso) e o pedido da anestesia /sedação quando for o caso.

Convênio e cobertura

Consulte nossa página de Convênios para mais informações

Particular e valores

Não tem convênio? Fale com a gente e consulte as condições especiais de pagamento particular.

Faça em casa

Agora, você pode fazer exames de sangue, urina e fezes em casa, no trabalho ou onde preferir. Consulte as regiões de cobertura