Biopsia, Medula Óssea, biópsia de medula óssea

Outros nomes:
BIOPSIA DE MEDULA OSSEA COM IMPRINT
BIOPSIA DE MEDULA OSSEA COM MIELOGRAMA
MEDULA OSSEA - BIOPSIA
MIELOGRAMA C/ BIOPSIA
BIOPSIA DE MEDULA ÓSSEA
BMO (BIÓPSIA DE MEDULA ÓSSEA)

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 7 dias úteis (sem contar o sábado) às 20h

Orientações necessárias

- Esse exame é realizado somente com solicitação médica e deve ser agendado com pelo menos 24 horas de antecedência. - Recomendamos que o cliente esteja com um acompanhante no momento do exame. - O exame não é realizado em menores de 1 ano de idade. - Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um adulto responsável para a realização do procedimento. - Tanto para biópsia unilateral como para bilateral, o cliente deve comparecer ao Fleury uma hora antes do exame.

Processamento e adequação da amostra

- Para o envio das amostras, ver procedimentos isolados para os exames ANATPATP, MIELO, HT, RETICULO e, quando houver, FENOTIP e CARIOHEM.

Método

- O material é obtido pela punção-biópsia da medula óssea na crista ilíaca póstero-superior, com agulha Jamishidi. - Antes de colocar o material no fixador é realizado o "imprint" para exame citológico, que tem caracteres iguais ao do mielograma. - Além da coloração hematoxilina-eosina (HE), as colorações específicas de Giemsa, PAS, Perls, Tricrômico de Masson e Reticulina fazem parte da rotina do exame anatomopatológico da biópsia de Medula Óssea.

Interpretação e comentários

- A biópsia de medula óssea é um exame que complementa o mielograma e está indicada nas seguintes situações: -- nas punções aspirativas com material insuficiente ou nas punções secas; -- na avaliação de citopenias isoladas, bicitopenias ou pancitopenias decorrentes de aplasias ou hipoplasias, do uso de quimioterápicos ou outros medicamentos e do contato com substâncias tóxicas (inseticidas e derivados de petróleo); -- nas fibroses de medula óssea de qualquer etiologia; -- nos tumores metastáticos; -- na determinação do estágio de linfomas; -- nas doenças granulomatosas da medula óssea; -- na avaliação da celularidade da medula óssea em pessoas que fazem tratamento quimioterápico; -- no diagnóstico de mieloma múltiplo, quando a infiltração plasmocitária é pouca ou ausente no mielograma.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 10 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822