Biopsia, vesical

Outros nomes:
BIOPSIA VESICAL

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - Este procedimento é realizado junto com a cistoscopia. Desta forma, além das orientações abaixo, deve-se seguir as orientações do exame cistoscopia. - O procedimento é feito com anestesia local, que é passageira e não interferindo na deambulação, na capacidade de dirigir, nas faculdades mentais, etc. Entretanto, recomenda-se que pessoas mais sensíveis ou debilitadas venham acompanhadas. II - Critérios de realização - É necessário trazer o pedido médico. - Apresentar os exames relacionados com o trato urinário que tenham sido realizados nos últimos seis meses, ou mesmo com mais tempo, se for um método diagnóstico relativo ao problema que está motivando a execução da biópsia. III- Observação: - Para este exame, além do procedimento de biópsia, será realizada e cobrada também a análise do material biopsiado (exame anatomopatológico). - Se houver a necessidade da realização de biópsias de mais de uma lesão, haverá a inclusão e cobrança dos exames anatomopatológicos de cada lesão diferente que for biopsiada. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento.

Método

- A biópsia vesical é obtida através da endoscopia urinária (cistoscopia) e por uma pinça minúscula, flexível inserida no canal de trabalho do equipamento. - É realizada com precisão, pois sob visão direta no vídeo. - O sangramento é mínimo e todo o procedimento é muito semelhante às biópsias gástricas e duodenais realizadas rotineiramente na endoscopia digestiva. - Não há, de regra, grandes limitações para o paciente posteriormente.

Interpretação e comentários

- A biópsia é essencial para o esclarecimento diagnóstico de lesões vegetantes e/ou nodulares, na parede da bexiga, que comecem na mucosa, como é o caso de tumores malignos e benignos, papilomas, processos inflamatórios, etc. - O espécime histológico permite, além do diagnóstico anatomopatológico, a aplicação de outras técnicas, a exemplo da imunoistoquímica e da hibridação.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 10 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822