Brucella abortus, Anticorpos totais, soro

Outros nomes:
BRUCELOSE, SOROLOGIA
WRIGHT, SORO AGLUTINAÇÃO P/BRUCELOSE

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Soro (volume ideal: 1 mL, volume mínimo: 0,5 mL). Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Aglutinação e triagem: Prova Rápida em lâmina. Quando positiva, a quantificação será realizada por Prova Lenta em tubo. - Ambos os testes utilizam antígenos obtidos da Brucella abortus.

Valor de referência

- Não reagente.

Interpretação e comentários

- A brucelose é uma infecção zoonótica causada por cocobacilos gram-negativos intracelulares - Brucella abortus, B. suis, B. canis e B. mellitensis - e que pode afetar essencialmente qualquer órgão. A ingestão de leite e de queijo não pasteurizado de vaca ou cabra pode ser a origem da infecção. De qualquer modo, a exposição ocupacional representa o meio de transmissão predominante (açougueiros, abatedores de animais, fazendeiros e veterinários). - As aglutininas contra o Brucella podem ser detectadas a partir da segunda semana nos casos de infecção aguda, alcançando níveis máximos entre a terceira e a sexta semana. Títulos de aglutininas iguais ou superiores a 1/80 sugerem doença ativa. Um aumento de quatro vezes nos títulos, entre duas amostras pareadas, colhidas com intervalo de 14 dias, é também fortemente sugestivo do diagnóstico de infecção aguda. - O antígeno B. abortus utilizado no teste de aglutinação é grupo-específico, e não espécie-específico. Se for aventada uma infecção causada por outra espécie de Brucella, recomenda-se fazer a pesquisa de anticorpos contra o antígeno específico. - Títulos menores que 1/80 podem ser decorrentes da persistência de anticorpos, podendo indicar ou não constância de infecção. Em decorrência de reatividade cruzada, títulos menores que 1/80 (1/40, 1/20) podem ser encontrados em pessoas previamente vacinadas contra febre tifóide ou após infecções pela Yersinia enterocolitica, pela Francisella tularensis e pelo Vibrio cholerae. Indivíduos que tenham realizado teste intradérmico com antígenos de Brucella para fins de diagnóstico podem também apresentar reações com títulos de 1/40 ou 1/20.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822