C1q, Componente do Complemento, soro

Outros nomes:
C1
C1Q DOSAGEM
COMPLEMENTO C1Q
COMPONENTE C1Q DO COMPLEMENTO
LUPUS COMPLEMENTO C1Q
C1Q, COMPONENTE DO COMPLEMENTO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 10 dias corridos às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mante-la nesta condição até a entrada na centrifuga. - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 4 ºC; - Aliquotar no mínimo 0,25 mL de soro em 2 tubos plásticos estéreis; - Enviar à seção, congelado; - Soro volume ideal: 0,5 mL; volume mínimo: 0,2 mL;( 2 alíquotas de 0,1mL) - Atenção: amostras recebidas congeladas, deverão ser mantidas congeladas e enviadas congeladas para a seção. Montagem de embalagem REF : - Utilizar uma caixa de isopor de 3 litros - Forrar a base e as laterais menores com gelox - A grade branca de coleta deve ficar entre os gelox das laterais e em contato com o gelox da base - O gelox desta caixa caixa devem ser substituídos a cada 5 horas. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): não aceitável; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Imunodifusão radial

Valor de referência

10 a 25 mg/dL

Interpretação e comentários

- Esse exame é útil para detectar deficiências do componente C1q que freqüentemente estão associadas ao lúpus eritematoso sistêmico (LES) ou a alguma síndrome similar e também para determinar se a ativação do complemento ocorre pela via clássica. Níveis baixos de C1q são encontrados nos pacientes com LES em atividade, nas crioglobulinemias mistas idiopáticas ou secundárias ao HCV e nas glomerulonefrites mesangiocapilares tipo I. Por outro lado, observam-se anticorpos anti-C1q na maioria dos portadores da síndrome de vasculite urticariforme hipocomplementêmica e, como conseqüência, os níveis de C1q se mostram extremamente baixos, mas os de C1r e C1s ficam normais. Esses anticorpos também estão presentes em pessoas com vasculite reumatóide e em 30-60% dos indivíduos com LES com baixa de C1q. Em tais casos, o CH50 e os demais componentes do complemento podem estar somente ligeiramente diminuídos.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822