C2, Componente do Complemento, soro

Outros nomes:
C2 HEMOLÍTICO
COMPLEMENTO C2
COMPONENTE C2 DO COMPLEMENTO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 4 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mante-la nesta condição até a entrada na centrifuga. - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 4 ºC; - Aliquotar 0,25 mL de soro em 2 tubos plásticos estéreis; - Enviar à seção, congelado; - Soro volume ideal 0,5 mL; volume mínimo: 0,2 mL; - Atenção: amostras recebidas congeladas, deverão ser mantidas congeladas e enviadas congeladas para a seção. Montagem de embalagem REF : - Utilizar uma caixa de isopor de 3 litros - Forrar a base e as laterais menores com gelox - A grade branca de coleta deve ficar entre os gelox das laterais e em contato com o gelox da base - O gelox desta caixa caixa devem ser substituídos a cada 5 horas. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): não aceitável; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Imunohemólise radial.

Valor de referência

- Limite inferior de normalidade: 67%.

Interpretação e comentários

- O C2 é um dos componentes da via clássica do sistema do complemento e sua dosagem tem utilidade para comprovar a ocorrência de ativação dessa via. Como a concentração sérica do C2 é pequena, quando comparada com a das outras frações (C3 e C4), nas situações em que há formação de imunocomplexos, como no caso dos pacientes lúpicos que reativam a doença, seus níveis começam a mostrar queda precoce em relação aos teores de outros componentes do complemento e do CH50. Por essa razão, a dosagem de C2 pode ser um teste muito valioso para o diagnóstico precoce de reativação da doença. - A deficiência de C2 é o mais comum dos defeitos hereditários dos componentes do complemento humano, podendo ser homozigótica ou heterozigótica. Assim, em casos de dosagem de CH50 com ausência de atividade lítica, é necessário dosar o C2 antes de confirmar a hipótese de consumo, principalmente se os testes de C3 e C4 estiverem dentro dos limites normais.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822