C8, compponente do complemento, soro

Outros nomes:

Componente C7 do Sistema Complemento

Orientações necessárias

- Não é necessário preparo para este exame. É necessário apresentar pedido médico Cliente com idade inferior a 16 anos, necessário estar acompanhado de um responsável adulto no dia do exame.

Processamento e adequação da amostra

Aguardar 30 minutos. Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC. Aliquotar 1 mL de soro em tubo de alíquota padrão. Enviar à seção, refrigerado. Volume mínimo: 0,5 mL ATENÇÃO: Utilizar a etiqueta SORO/TESTE para fazer alíquota extra de 0,5 mL de soro, caso tenha volume suficiente, e encaminhar para o setor do LARI/LARN. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 7 dias Refrigerada (2-8 ºC): 14 dias Congelada (-20 ºC): 21 dias

Método

- Imunodifusão radial

Valor de referência

- 10,7 a 24,9 mg/dL

Interpretação e comentários

Este exame é útil para avaliação de deficiência genética do componente C8 do Sistema Complemento. É uma afecção extremamente rara e de herança autossômica recessiva, acarretando níveis extremamente baixos de C8 e sua respectiva atividade funcional. A molécula de C8 é constituída por três cadeias. Há dois tipos de deficiência, uma da subunidade alfa-gama (mais comum em Afrodescendentes) e outra da subunidade beta (mais comuns em Eurodescentes). Pacientes com deficiência de C8 têm baixa capacidade bactericida no soro e maior suscetibilidade a infecção por microrganismos encapsulados, podendo desenvolver quadros de meningite ou sepse por meningococos.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.