CA 19-9, em líquidos biológicos, Vários Materiais

Outros nomes:

CA 199, em líquido pleural

CA 199, em líquido ascítico

CA 199, em líquido pericárdico

CA 199, em cisto ovariano

CA 199, em cisto pancreático

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL) - Enviar à seção, em temperatura ambiente. - Rejeitar materiais inativados ou contendo azida sódica. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 3 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses;

Método

- Eletroquimioluminométrico.

Valor de referência

- O valor de referência do CA-19-9 no soro é de até 37 U/mL. Recomenda-se comparar o resultado desta análise com o que foi obtido no soro. - Limite de detecção: inferior a 0,6 U/mL.

Interpretação e comentários

- O marcador CA-19-9 pode achar-se aumentado em neoplasias de pâncreas e no câncer colorretal. A sua dosagem em materiais como líquidos ascítico, pericárdico, pleural, de cisto ovariano ou de cisto pancreático pode contribuir para determinar a etiologia deste acúmulo não fisiológico de líquido biológico. Não existe um valor de referência estabelecido para o CA-19-9 nestes líquidos, mas recomenda-se comparar o resultado desta análise com o obtido no soro, que é o material para o qual este exame foi originalmente validado.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.