Cádmio, sangue total

Outros nomes:

Pesquisa e dosagem no sangue cádmio

Processamento e adequação da amostra

- Não manusear; - Receber o material no próprio tubo de coleta 6 mL, tampa azul, de plástico, livre de metal EDTA (BD) e enviar à seção. - Enviar o material à seção, em temperatura ambiente, no mesmo dia da coleta. No caso de não ser possível, manter o material refrigerado (4-8 °C) até o momento do encaminhamento. ATENÇÃO: Quando solicitado dosagem de CADMIO e outros metais em sangue total na mesma ficha, tais como: PB, COBALTO, MERCURIO, MERCURTE, ARSEN, ARSENTE e BERILIO, a coleta deve ser realizada no mesmo tubo Livre de Metal EDTA 6 mL BD. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 30 dias; Congelada (-20 ºC): 30 dias.

Método

-Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado

Valor de referência

Fumantes : 0,60 - 3,90 ug/L Não Fumantes: 0,30 - 1,20 ug/L

Interpretação e comentários

- A dosagem de cádmio no sangue é útil para a monitorização biológica de indivíduos expostos e para o diagnóstico de intoxicação por esse elemento, que é amplamente distribuído no meio ambiente. - As formas de exposição ao cádmio incluem: -- ocupacional: galvanoplastia, fábrica de acumuladores e produção de tubos para TV, pigmentos, esmaltes, tinturas têxteis, fotografias, semicondutores, retificadores e lasers; -- doméstica: água, medicamentos e bebidas. - A exposição crônica tem sido associada a sintomas gastrointestinais, anemia, eosinofilia, rinite, descoloração dos dentes, microfraturas ósseas, enfisema pulmonar e lesão tubular renal. - A fumaça do cigarro é uma importante fonte de contaminação por cádmio, razão pela qual os fumantes têm níveis sanguíneos desse elemento mais altos do que os não-fumantes. - O cádmio é um agente tóxico acumulativo e sua meia-vida biológica é de 10 a 30 anos. No sangue, o elemento está principalmente presente nos eritrócitos. Sua determinação no sangue constitui um indicador biológico de que o indivíduo esteve exposto recentemente ao elemento, mas a boa correlação com os níveis de cádmio no ar somente é possível em condições estabilizadas de exposição. Os teores de cádmio no sangue se elevam após o início das exposições, atingindo um platô entre o segundo e o terceiro mês.

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo Whatsapp (11) 3179-0822.

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 10x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame pelo Whatsapp (11) 3179-0822.