Cafeína, soro

Outros nomes:
CAFEÍNA, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

- O teste é realizado somente com solicitação médica. - É necessário trazer documento de identidade (RG). - Não é necessário jejum.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Aliquotar 1 mL de soro em tubo de alíquota padrão, volume mínimo: 0,5 mL ; - Refrigerar a 2-8 ºC. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 5 dias; Refrigerada (2-8ºC): 7 dias; Congelada: 30 dias.

Método

- Imunoensaio

Valor de referência

- Nível terapêutico: de 5 a 15 µg/mL. - Nível tóxico: igual ou superior a 30 µg/mL.

Interpretação e comentários

A cafeína é utilizada para o tratamento da apneia em neonatos, especialmente nos nascidos antes do termo. A monitoração dos níveis dessa substância serve para promover o ajuste da dose e investigar a possibilidade de intoxicação, que se caracteriza por hiperexcitabilidade muscular e do sistema nervoso central, além de tendência à bradicardia. Ocorre que existe um risco elevado de intoxicação pela cafeína em recém-nascidos, uma vez que a meia-vida da substância nessa população varia de 20 a 100 horas, sendo muito mais longa que nos adultos – de quatro a seis horas. Por outro lado, os neonatos toleram níveis mais altos de cafeína sem apresentar sintomas clínicos. Vale salientar que este exame não tem o objetivo de monitorar o consumo de cafeína por adultos.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822