Cálcio, urina

Outros nomes:
CALCIURIA
CALCULO RENAL, CALCIO NA URINA
RENAL, CALCULO, CALCIO NA URIN
SULCOWITCH, REACAO OU PROVA DE
CÁLCIO NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em urina colhida durante 24 horas. - O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos. - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame durante a menstruação. - O material precisa ser entregue no Fleury até 24 horas após o término da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Digitar o peso no sistema. - Medir o volume total e homogeneizar - Aliquotar 4 mL em 1 tubo plástico estéril com capacidade para 4 mL - Acidificar a urina, com ácido clorídrico 50% (HCL 10 mL/L), até atingir o pH de 2 ou 3. - Anotar volume total na ficha do cliente e no sistema de gerenciamento de amostra. - Enviar à seção em temperatura ambiente. - Volumes de urina inferiores a 500 mL ou superiores a 5000 mL devem ser informados à área técnica via manifestação. Estabilidade da amostra Temperatura ambiente: 5 dias; Refrigerada (2-8 ºC): 1 mês; Congelada (-20 ºC): 6 meses.

Método

- Colorimétrico.

Valor de referência

- Crianças até 12 anos: até 4 mg/Kg de peso corporal/dia. - Adultos: 55 - 220 mg/dia.

Interpretação e comentários

- Esta determinação é útil sobretudo na avaliação do paciente com cálculo renal e, eventualmente, no seguimento de portadores de hiperparatiroidismo, lesões ósseas metastáticas, mieloma, intoxicação por vitamina D, acidose tubular renal, tirotoxicose, doença de Paget e sarcoidose. O efeito do conteúdo de cálcio na dieta é imprevisível devido às variações nas frações de absorção intestinal e reabsorção renal. A urina deve ser acidificada durante a coleta para evitar aderência de sais de cálcio nas paredes do frasco ou precipitação de cristais. A calciúria pode aumentar por efeito in vivo causado pelo uso de acetazolamida, cloreto de amônio, corticosteróides, vitamina D e diuréticos (efeito inicial). Por outro lado, diminui com o uso crônico de diuréticos, bicarbonato, estrógenos, lítio e anovulatórios.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822