Calcitonina, após estímulo com Cálcio, soro

Outros nomes:
TESTE DE ESTIMULO PARA LIBERACAO DE CALCITONINA
TESTE INFUSAO CALCIO ESTIM DE SECRECAO CALCITONINA
CALCITONINA, APÓS ESTÍMULO COM CÁLCIO
TESTE DE ESTÍMULO COM CÁLCIO PARA DOSAGEM DE CALCITONINA
TESTE DE ESTIMULO COM GLUCONATO DE CALCIO PARA DOSAGEM DE CALCITONINA
CALCITONINA, APOS ESTIMULO COM GLUCONATO DE CALCIO

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 8 horas

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 4 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre o exame - O exame compreende dosagens seriadas de calcitonina (basal e após estímulo com cálcio). - A duração-padrão do teste é de 15 minutos ou de acordo com a solicitação médica. - O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta. II - Critérios de realização - Este exame é realizado somente com solicitação médica. - Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um adulto responsável.

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. - Deixar retrair o coágulo a 4 ºC (banho de gelo ou geladeira) por 1 a 4 horas; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 4 ºC; - Aliquotar 2,0 mL de soro em 1 tubo de plástico de 4 mL, para cada amostra - Não receber material hemolisado, lipêmico ou colhido e manuseado de forma inadequada Obs.: É recomendado o congelamento da amostra no período de 4 horas após a coleta do material. Esta recomendação deve ser obedecida pelas unidades de atendimento que tem dificuldades de enviar o material ao setor dentro deste período . Interferente: Hemólise. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): não aceitável; Congelada (-20 ºC): 1 ano.

Método

Ensaio eletroquimioluminométrico

Valor de referência

Condições basais: -- Adultos do sexo masculino : até 14,3 pg/mL. -- Adultos do sexo feminino : até 9,8 pg/mL - Resposta normal do teste de estímulo: até 40 pg/mL.

Interpretação e comentários

- A calcitonina é produzida pelas células parafoliculares ou células C da tiróide. No carcinoma medular de tiróide (CMT), seus níveis encontram-se elevados. - O CMT representa de 5% a 10% dos tumores malignos da tiróide, podendo se apresentar isolado ou como parte de síndromes, a exemplo da neoplasia endócrina múltipla tipos 2A e 2B, ou, ainda, na sua forma familiar. - O prognóstico do CMT depende da precocidade do diagnóstico, daí o interesse na dosagem de calcitonina, em especial nos casos familiares, nos quais muitas vezes o aumento de secreção é visto apenas em teste funcional de estímulo. O exame que combina cálcio e pentagastrina apresenta maior sensibilidade no diagnóstico de CMT do que os estímulos isolados. - Além dos testes funcionais que estimulam a secreção de calcitonina, pode ser realizada uma análise genética, que consiste na identificação de mutações do proto-oncogene RET em parentes de primeiro grau ou mesmo em caso de resposta duvidosa ao teste funcional.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822