Canakinumab Ilaris 150mg, medicamento e aplicação, Subcutâneo

Agendamento

Precisa Agendar

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h

Orientações necessárias

I - Informações sobre a administração do medicamento O medicamento canakinumabe deve ser administrado por via subcutânea (SC, no tecido abaixo da pele) em adultos e crianças com mais de 12 anos. II - Critérios de realização - A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica. - Não é necessário jejum. A administração de canakinumabe é realizada somente após entrevista médica -.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.

Interpretação e comentários

I - Informações sobre o canakinumabe O canakinumabe é um anticorpo monoclonal totalmente humano que bloqueia a atividade da citocina IL-1 beta. Pacientes com doenças inflamatórias como síndromes periódicas associadas à criopirina (CAPS) e a forma sistêmica da artrite idiopática juvenil (AIJS) apresentam níveis bem elevados de IL-1 beta. Isso pode provocar sintomas como febre, dor de cabeça, fadiga, erupção cutânea ou dores nas juntas e músculos. Em alguns pacientes, efeitos mais graves são observados, como a diminuição da capacidade auditiva. O canakinumabe se liga seletivamente à IL-1 beta, bloqueando sua atividade e conduzindo a uma melhora dos sintomas dessas enfermidades. II - Indicações do canakinumabe As indicações, em bula, para uso do canakinumabe SC são a AIJS e as CAPS que incluem síndrome de Muckle-Wells, a doença inflamatória multissistêmica de início neonatal (NOMID), também conhecida como a síndrome crônico-infantil-neurológica-cutânea-articular, além de formas graves de Síndrome Autoinflamatória Familiar desencadeada pelo Frio (FCAS) também chamada de Urticária Familiar ao Frio (FCU). OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.

Doses e intervalos

(a princípio, será seguida a prescrição médica; caso haja alguma discrepância evidente em relação às doses abaixo preconizadas, o médico do atendimento deve ser alertado): - A posologia do canakinumabe SC nas CAPS é de 150mg a cada 8 semanas e de 150mg a cada 4 semanas, para indivíduos com mais de 40Kg. O canakinumabe pode ser prescrito para indivíduos a partir dos 2 anos de idade, mas na faixa etária pediátrica (< 40Kg), sua dose deve ser ajustada de acordo com o peso corporal (4 a 8mg/kg). Em situações excepcionais, a dose do canakinumabe pode chegar a 300mg ou 600mg.

Efeitos adversos

- Reações no local de aplicação do canakinumabe SC que incluem vermelhidão, prurido, dor e hematoma podem ser observadas e são leves a moderadas em gravidade. A maioria é resolvida, sem nenhum tratamento ou suspensão da medicação. - A ocorrência de anafilaxia e de reações de hipersensibilidade é muito rara com o uso de canakinumabe SC. Outros eventos potencialmente associados com a hipersensibilidade como hipotensão, urticária e dispneia, que geralmente ocorreram em até 24 horas da administração de canakinumabe SC também foram incomuns em ensaios clínicos.

Farmácia

Preparo: Toda a preparação do medicamento canakinumabe SC deve ser realizada em condições assépticas. Materiais - Luvas estéreis/Luvas de procedimento - Seringa 3 ml - Agulha 7X25 - Agulha 4,5X13 - gaze estéril - Álcool a 70% - protetor de seringa (comb red) - Ampola com água para injeção Reconstituição: Diluente: Água para injeção (API) Estabilidade após aberto: 24h refrigerado Volume por ampola: frasco ampola com 150mg Concentração no frasco: 150 mg/ml após reconstituição Estabilidade após Reconstituição: Uso imediato (até 4h T.A) ou 24h refrigerado Diluição: Não se aplica (N/A) Estabilidade após diluição: 4 horas T.A ou 24R. PVC N/A, soro glicosado: N/A Tipo de Solução: ( ) irritante ( ) vesicante (x) não aplica Fotossensibilidade: sim, proteger a seringa com capa foto até o momento do uso. Via de Administração: SC Potencial emético: baixo Tempo de infusão: N/A Preparo: 1. Diluir o pó com exato 1 ml de API (inserir pelas paredes vagarosamente); 2. Agite suavemente por 05 segundos até homogeneização completa; 3. Deixe 15 min em repouso. O frasco pode ser agitado e inspecionado para a dissolução durante este tempo. 4. Inspecione visualmente a solução reconstituída. A solução reconstituída deve estar límpida a opalescente, incolor a uma tonalidade amarelada ligeiramente amarelada e isenta de partículas. Se a solução tiver descoloração marrom, não use 5. Após a completa dissolução, aspire com auxílio de uma seringa de 3 ml, toda a solução do franco(1ml). 6. Substitua a agulha por um protetor de seringa. Orientações Gerais: - Após o preparo, a solução reconstituída e diluída deve ser utilizada imediatamente (até 4 horas). Se isto não for possível, a solução pode ser armazenada por até 24 horas incluindo até 12 horas em temperatura de 20 - 25ºC e o tempo restante em temperatura de 2ºC-8ºC.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822