Outros nomes: Capilaroscopia do leito ungueal, Capilaroscopia periungueal, Exame da cutícula , Microscopia capilar, Capilaroscopia digital
I - Informações sobre o exame
- O exame consiste em uma observação direta do leito ungueal, feita nos dedos das mãos, de forma não-invasiva, com o auxílio de um microscópio.
II - Preparo
- Nas quatro semanas que antecedem o exame, não retirar nem manusear ou empurrar as cutículas. - Esmaltes não podem ser utilizados três dias antes da capilaroscopia.
- Não fumar nas seis horas que antecedem o exame.
- As unhas, no entanto, podem ser cortadas e/ou lixadas normalmente.
Atenção:
- Unhas pintadas ou cutículas manuseadas inviabilizam o exame.
- Microscopia panorâmica da região periungueal, com iluminação incidente oblíqua de luz fria, utilizando-se óleo transparente como meio diafanizador.
- O resultado será acompanhado de um relatório interpretativo.
- A capilaroscopia periungueal consiste na observação direta, in vivo, da rede microvascular existente ao longo da borda periungueal, sendo um exame não-invasivo e de rápida execução. Tem, como finalidade, a avaliação diagnóstica das acrossíndromes vasculares e de pacientes reumáticos, estando indicada principalmente na investigação de portadores do fenômeno de Raynaud, no reconhecimento precoce dos casos de esclerose sistêmica (esclerodermia), na dermatomiosite, na doença mista do tecido conjuntivo, no auxílio diagnóstico às síndromes indiferenciadas do tecido conjuntivo e na correlação prognóstica e monitoração evolutiva da esclerose sistêmica. A avaliação morfológica das alças capilares permite a distinção de certos padrões que têm utilidade diagnóstica e prognóstica.