Outros nomes: cariotipo em sangue periférico 50 metáfases, cariótipo para mosaicismo, cariótipo para afastar mosaicismo 50 metáfases
"Critério de realização:
- Este exame é realizado somente com solicitação médica.
- Exame realizado em sangue periférico.
- Pode ser coletado de segunda a domingo, inclusive feriados.
- Padrão de resolução de bandas – 400-550.
- Sexo feminino = 46,XX
- Sexo masculino = 46,XY
O cariótipo por banda G destina-se à identificação dos cromossomos e de suas diferentes regiões, tendo por base sua morfologia e tamanho e a presença de bandas, que são características de cada par, permitindo a detecção de aberrações numéricas e/ou estruturais, equilibradas ou não equilibradas.
- O exame está principalmente indicado para o estudo de malformações, atraso de desenvolvimento sexual, atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, retardo mental, déficit intelectual, infertilidade, abortamentos de repetição, entre outras situações.
Orientação:
- É IMPRESCINDÍVEL enviar uma cópia da solicitação médica juntamente com o questionário (disponível no site do laboratório), previamente preenchido pelo cliente, com dados importantes para a realização do exame (histórico e hipótese diagnóstico do cliente). Esses documentos (receita médica e questionário) deverão ser encaminhados juntamente com a amostra
- Esse exame não necessita de preparo.
- Exame realizado em sangue periférico.
- Consultar as orientações e instruções de coleta, disponível no site Fleury/Laboratório de - Referência/Instruções e Questionários.
- Padrão de resolução de bandas – 400-550.
Processamento e adequação da amostra:
- Colher sangue periférico em 1 tubo com anticoagulante heparina sódica.
. Adultos: colher em um tubo de 9 mL
. Crianças: colher em um tubo de 4 mL
ATENÇÃO: Não aceitável em tubo de heparina lítica. Quando colhida a amostra em tubo de heparina sódica livre de metal, será aceita sob condição.
- Enviar no próprio tubo de coleta, até 24 horas após a coleta, refrigerado (não colocar em contato direto com o gelo).
- É possível enviar na seringa heparinizada, mas, sem a agulha, ou seja, com uma tampa específica para seringas.
Informar a data da coleta da amostra para a realização do exame.
Estabilidade da amostra:
Temperatura ambiente: não aceitável;
Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas;
Congelada (-20 ºC): não aceitável.
O cariótipo em sangue periférico consiste na análise dos cromossomos de linfócitos após cultura de 72 horas com fitohemaglutinina e bloqueados na metáfase (Técnica de Moorhead modificada). Em seguida, são corados pelo método de coloração para banda G, para a realização do pareamento dos cromossomos permitindo a identificação de alterações numéricas e/ou estruturais.