Cariótipo, com banda G, material de aborto

Outros nomes:
CARIOGRAMA EM MATERIAL DE ABORTO (CONCEPTO)
CARIOTIPO C/BANDA G MATERIAL DE ABORTO
ESTUDO GENETICO DO FETO (MATERIAL DE ABORTO)
CARIÓTIPO, COM BANDA G EM MATERIAL DE ABORTO
ESTUDO GENÉTICO DE MATERIAL DE CURETAGEM

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 20 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

I - Material - O cariótipo é feito em produtos de aborto. - Por motivos médico-legais, o Fleury só pode receber fetos que pesem até 499 g. A partir de 500 g, a legislação os considera natimortos, devendo ser encaminhados para necropsia no Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) ou no Instituto Médico Legal (IML). O peso deve ser verificado no serviço de origem, uma vez que essa informação é obrigatoriamente checada pelo Fleury no momento do recebimento do material. - Ainda de acordo com a resolução nº 1.779/2005 do Conselho Federal de Medicina, o Fleury também não recebe material de aborto proveniente de: -- gestação com duração igual ou superior a 20 semanas; -- feto com estatura igual ou superior a 25 cm; -- feto natimorto. - O setor de Citogenética não realiza o exame de materiais nessas condições. II - Condições para entrega do material: - O exame é realizado somente com solicitação médica. - A análise pode ser efetuada em material entregue no Fleury em qualquer dia e horário durante o atendimento. Importante: - O material deve ser transferido para um recipiente estéril com soro fisiológico ou meio de cultura para transporte e encaminhado sob refrigeração. Não pode ser congelado, nem aquecido, nem colocado em formol ou álcool.

Processamento e adequação da amostra

- Conferir se todos os documentos necessários para a realização do exame foram entregues juntamente com a amostra (Questionário, termo de autorização e receita médica com histórico e hipótese diagnóstico do cliente) quando impressos ou conferir se esses documentos (receita médica e questionário) estão digitalizados. - Materiais enviados serão aceitos, em casos especiais, até 24 horas após a coleta, pois há risco de perda da viabilidade celular. NOTA: É muito importante encaminhar o material enviado, imediatamente à seção, para não inviabilizar a amostra. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas; Congelada (-20 ºC):não aceitável.

Método

- Análise dos cromossomos de fibroblastos ou de trofoblastos bloqueados na metáfase, corados para bandas G ( ou outras bandas quando necessárias) e pareados : são cariotipadas no mínimo 10 metáfases

Valor de referência

- Células 46,XX para o sexo feminino ou 46,XY para o sexo masculino com distribuição característica das bandas.

Interpretação e comentários

- O cariótipo por banda G destina-se à identificação dos cromossomos e de suas diferentes regiões, tendo por base sua morfologia e tamanho e a presença de bandas, que são características de cada par, permitindo a detecção de aberrações numéricas e/ou estruturais, equilibradas e desequilibradas, totais e parciais. - O estudo citogenético em restos de aborto é para detectar anomalias cromossômicas, que são as causas mais freqüentes de abortamento no início da gestação.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822