Cariótipo, com banda G, vilo corial

Outros nomes:
CARIOGRAMA EM MATERIAL VILO CORIAL
CARIOTIPO C/BANDA G EM VILO CORIAL
CARIÓTIPO, COM BANDA G EM VILO CORIAL
CARIÓTIPO FETAL EM VILO CORIAL OU VILOSIDADES CORIÔNICAS

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 12 dias corridos às 18h

Orientações necessárias

I - Material - Esse exame é realizado em vilo corial colhido no Fleury ou enviado. - Caso a coleta seja feita no Fleury, é necessário agendar a punção com antecedência. II - Critérios de realização - O exame é feito somente com solicitação médica. - O cariótipo precisa ser realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gestação. - Após a 14ª semana, o exame é efetuado somente com pedido médico de cariótipo nesse período. - A gestante tem de informar seu tipo sangüíneo, a data da última menstruação e a idade gestacional e/ou trazer a ultra-sonografia obstétrica. - Devem ainda ser apresentados os exames realizados na gestação em curso. - O Fleury não faz a punção na vigência de sangramento. - Menores de 18 anos devem estar acompanhadas de um adulto responsável no dia do exame. III - Material enviado - A amostra deve conter de 10 a 50 mg de vilo corial refrigerado e ser entregue até 24 horas após a coleta, pois há risco de perda da viabilidade celular.

Processamento e adequação da amostra

Encaminhar o material sob refrigeração, imediatamente à Distribuição (embalagem REF), junto com cópia da receita médica, o Termo de Autorização e o questionário preenchido quando impressos ou conferir se esses documentos (receita médica e questionário) estão digitalizados. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 24 horas; Congelada (-20 ºC): não aceitável.

Método

- Análise dos cromossomos de trofoblastos bloqueados na metáfase. Em seguida, são corados pelo método de coloração para banda G, para a realização do pareamento dos cromossomos permitindo a identificação de alterações numéricas e/ou estruturais.

Valor de referência

- Sexo feminino = 46,XX - Sexo masculino = 46,XY

Interpretação e comentários

- O cariótipo por banda G de vilosidades coriônicas destina-se à identificação dos cromossomos e de suas diferentes regiões, tendo por base sua morfologia e tamanho e a presença de bandas, que são características de cada par, permitindo a detecção de aberrações numéricas e estruturais, equilibradas ou não equilibradas. - O exame está principalmente indicado para casos de idade materna avançada, filho anterior com anomalia cromossômica ou malformações, abortamento habitual, anormalidades detectadas à ultrassonografia, alteração nos testes séricos maternos e atraso de crescimento intra-útero, entre outras situações.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3179-0822

Preços e Pagamento Particular

Sabia que o Fleury oferece parcelamento em até 6x sem juros e condições especiais para pagamento particular para os médicos cadastrados?

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: (11) 3179-0822