Outros nomes: CERTOLIZUMABE 200 mg, CERTOLIZUMAB PEGOL 200 mg, CIMZIA 200 mg, CIMZIA SC 200 mg
I - Informações sobre a administração do medicamento
O medicamento certolizumabe pegol deve ser administrado por via subcutânea (SC, no tecido abaixo da pele).
II - Critérios de realização
- A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.
- Clientes menores de 18 anos deverão vir acompanhados de um responsável legal.- Não é necessário jejum. A administração de certolizumabe pegol é realizada somente após entrevista médica -.No dia anterior ao agendamento um médico do Fleury entrará em contato via telefone com o paciente para fazer uma entrevista prévia com o intuito de avaliar as condições clínicas do paciente. Esta etapa é fundamental para a confirmação da aplicação do dia seguinte.
I - Informações sobre o certolizumabe pegol
- O certolizumabe pegol é uma molécula peguilada da porção Fab' de anticorpo monoclonal humanizado, com ação anti-TNF, livre da fração Fc. O certolizumabe pegol atua neutralizando a forma solúvel e a forma ligada à membrana celular do TNF, impedindo a ligação do TNF a seus receptores e, consequentemente, evitando os efeitos biológicos dessa citocina.
II - Indicações do certolizumabe pegol
As indicações, em bula, para uso do certolizumabe pegol são artrite reumatoide, doença de Crohn, artrite psoriásica e espondilite anquilosante. Na artrite reumatoide, o certolizumabe pegol é indicado na doença ativa de moderada a grave, em pacientes com resposta prévia inadequada à terapia com drogas antirreumáticas modificadores do curso da doença (DMARD). O certolizumabe pegol pode ser utilizado isoladamente ou em associação a um DMARD, principalmente o metotrexato. Na doença de Crohn, o certolizumabe pegol é indicado para a redução dos sinais e sintomas de atividade da doença e manutenção da resposta clínica em pacientes adultos com doença de moderada a grave, que tiveram resposta inadequada a terapia convencional. Na artrite psoriásica, o certolizumabe pegol é indicado na doença em atividade, sem resposta ao uso de DMARD, especialmente o metotrexato, e pode ser administrado isoladamente ou em associação a DMARD. Na espondilite anquilosante, o certolizumabe pegol deve ser prescrito para pacientes com doença ativa, apesar do uso adequado de agentes anti-inflamatórios não hormonais ou na intolerância a estas drogas.
A segurança e a eficácia do certolizumabe pegol SC não foram avaliadas em pacientes menores de 18 anos de idade e, portanto, seu uso em crianças e adolescentes não é recomendado.
OUTRAS INDICAÇÕES OFF-LABEL NÃO CONTRA-INDICAM O PROCEDIMENTO.
- As reações de hipersensibilidade ao uso de certolizumabe pegol SC são raras, porém sintomas compatíveis com reações de hipersensibilidade foram relatados após a administração desse medicamento a pacientes em ensaios clínicos, incluindo angioedema, dermatite alérgica, urticária, dispneia, rubor, hipotensão, reações no local de injeção, mal-estar, pirexia, doença do soro e sincope (vaso-vagal).